WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

28/04/2015 - Fundação Cultural traz Carlos Malta no Dia Internacional do Jazz

Fundação Cultural comemora o Dia Internacional do Jazz com o músico dos sopros Carlos Malta conhecido como O Escultor do Vento é multi-instrumentista, compositor, orquestrador, educador e produtor, dono de um estilo totalmente original e criativo

Nesta quinta-feira (30) é comemorado o Dia Internacional do Jazz. E a Fundação Cultural tem programação especial para celebrar a data. A Fundação Cultural está trazendo em Uberaba o músico dos sopros Carlos Malta, conhecido como O Escultor do Vento, é multi-instrumentista, compositor, orquestrador, educador e produtor, dono de um estilo totalmente original e criativo.

A população de Uberaba será presenteada pela Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Fundação Cultural, com Carlos Malta se apresentando acompanhado de seus variados instrumentos acústicos – saxofones, flautas, pífanos, clarinetes – ligados a recursos eletrônicos, como pedais de loopinge harmonizer. A apresentação será nesta quinta (30), a partir das 19h30, na Concha Acústica, com entrada gratuita.

Carlos Malta – Conhecido como “o escultor do vento”, Malta nasceu no Rio de Janeiro, em 1960. Multi-instrumentista, compositor, orquestrador, educador e produtor, é dono de um estilo totalmente original e criativo. Lançou vários CDs, entre eles Rainbow, em duo com o violoncelista suíço Daniel Pezzotti, indicado ao Prêmio Sharp; O Escultor do vento, no qual mostra algumas de suas composições, criando uma verdadeira orquestra de sopros; Carlos Malta e Pife Muderno, que traz nova leitura para o repertório das bandas de pífano, indicado ao Grammy Latino; Tudo Coreto,com sua banda Coreto Urbano, com sete metais e três percussões, apresentando arranjos modernos calcados na tradição das bandas do interior; Pimenta, homenagem à “pimentinha” Elis Regina, recriando clássicos eternizados pela voz da cantora; Pixinguinha Alma e Corpo, com dez arranjos para sopro e quarteto de cordas sobre a obra de Pixinguinha; Ponto de Bala, uma coletânea de todos os CDs citados acima, comemorando seus dez anos de carreira solo; e, em 2006, PARU com o Pife Muderno, homenagem a seu grande amigo Paru, pajé da tribo Yawalapiti, do Alto-Xingu.

Em 2009, Malta lançou novos CDs distribuídos na Dinamarca: Live Brasilcom o Pife Muderno e a Big Band do Royal Conservatory of Music (Aarhus/DK); After the Carnaval,em trio com o pianista dinamarquês Thomas Clausen e a brasileira radicada na Califórnia Célia Malheiros; Tudo azul, com seu quarteto e convidados. Como educador, ministrou aulas na Berklee School e na Universidade da Flórida (EUA); no Conservatório da França; e ainda na Dinamarca, no Royal Conservatory of Music, onde ministrou curso de dois meses, encerrado com um concerto de gala, como solista, à frente dabig bandda academia. Liderando seus diferentes grupos, apresentou-se na China, França, Suíça, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia, África do Sul, Marrocos, Japão, Venezuela, República Dominicana e em Cuba, onde tocou com Michel Legrand e Chucho Valdéz. No Brasil, apresenta-se nas principais cenas da música instrumental do país.

Sua carreira tem sido plural, com participações especiais nos shows de Bob Mc Ferryn, Dave Matthews Band, e Roberto Carlos & Caetano Veloso no tributo a Tom Jobim. Seu novo trabalho sinfônico, a Suite Os elementos em 5 movimentos foi interpretada em primeira audição mundial pela Orquestra Petrobras Sinfônica, juntamente com o Pife Muderno em um concerto memorável. Logo após, tocou com o Pife Muderno na China, no Concert Hall da Cidade Proibida, em Pequim. Recentemente, Malta e seu Pife Muderno arrebataram o Carnegie Hall, em Nova York.

Carlos Malta segue esculpindo seus múltiplos timbres nos saxofones (barítono, tenor, alto e soprano), nas flautas (soprano, alto em sol, dó, baixo, piccolo), no pife, na di-zi e no shakuhachi, traduzindo através de seu sopro a alma da música do Brasil. Em 2013, estreou o espetáculo Saravá – Tributo a Baden e Vinícius, numa releitura dos afro-sambas da dupla. E tocou com a Dave Mathews Band em turnê de verão na Flórida (EUA). No ano passado lançou CD ao vivo e turnê do grupo Carlos Malta & Pife Muderno, para comemorar 20 anos de carreira.

 

Jazz – No dia 30 de abril foi decretado o Dia Internacional do Jazz, por iniciativa da Unesco em 2011 para promover e destacar o papel do Jazz na união das pessoas e suas culturas. A data foi proposta pelo pianista e compositor Herbie Hancock.

O jazz é uma música sem preconceitos, livre, aberta a novas interpretações e novas contribuições. É um estilo musical democrático e quase diplomático, segundo o conceito dos organizadores.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar