WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/03/2015 - Fundação Cultural inicia reforma na Igreja Santa Rita

A Prefeitura de Uberaba -- por intermédio da Fundação Cultural e do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) -- inicia nesta semana reforma estrutural e de conservação da Igreja Santa Rita. A obra está prevista para terminar no final de abril. O local, onde também funciona o Museu de Arte Sacra (MAS), estará fechado para visitação nesse período.

A intenção é que a igreja centenária esteja pronta para a realização da tradicional festa em louvor a Santa Rita, a santa dos impossíveis, que ocorre de 13 a 22 de maio, na capela que completa 158 anos de construção, neste ano. A reforma vai contemplar manutenção no telhado, pintura interna e nas fachadas, além de reforma da parte elétrica e limpeza de forro, em que será colocada manta acrílica. A obra, com aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), será custeada pelo Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Fumphau), que provém de arrecadações do ICMS Cultural.

A coordenadora do Conphau, Maria Aparecida Manzan, ressalta que há uma série de cuidados a serem tomados durante a reforma, pois a igreja possui grande valor histórico e é tombada pelo patrimônio histórico. “Será mantida toda a originalidade da edificação, uma vez que ela é o único patrimônio nacional de Uberaba tombado pelo Instituto Patrimônio Histórico e Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É uma das maiores preciosidades da cidade, por isso pedimos paciência dos devotos, pois a reforma está sendo feita com a cautela necessária à preservação”, explica.

Prevista desde o final do ano passado, a reforma foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros do Conphau, ocasião em que houve infestação de pombos, causando transtornos aos frequentadores do local. Foram realizadas manutenções preventivas de emergência, permitindo que a igreja fosse reaberta, e agora o objetivo é realizar uma reforma mais ampla e detalhada para reparar a estrutura e prevenir novos danos similares, preservando o patrimônio.

 Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo - Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar