WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/03/2015 - TEU recebe tributo a Elis Regina e Miles Davis

O Teatro Experimental de Uberaba recebe nesta quinta-feira (12) o TEU Show, que apresenta Tributo a Elis Regina. Na sequência, o TEU Jazz com Tributo a Miles Davis. A homenagem a Elis Regina, que completaria 70 anos, no próximo dia 17, será feita pela cantora Aracelle Fernandes e o Quarteto Jazz Mineiro.  A artista uberabense é apaixonada pela “Pimentinha” e o show, no TEU, começa a partir das 19h30.

Nascida em 17 de março de 1945, em Porto Alegre, Elis Regina Carvalho Costa começou a cantar aos 11 anos, em programas de rádio. Entre 1961 e 1963, lançou quatro discos, mas só começou a fazer sucesso quando deixou o Rio Grande do Sul, em 1964. No ano seguinte, veio o estouro nacional com a interpretação de "Arrastão", de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, quando ela venceu o primeiro Festival de Música Popular Brasileira. Passou metade de sua vida em estúdios, distribuindo uma voz impecavelmente afinada por 27 LPs, catorze compactos simples e seis duplos, que venderam algo como 4 milhões de cópias. Não é um recorde, mas a qualidade é tão boa que lhe assegurou um dos mais sólidos lugares na música popular brasileira.

 Pela performance versátil, Elis foi considerada a maior cantora do Brasil. Também reconhecida pelas sua forma de expressão altamente emotiva, tanto na interpretação musical quanto nos seus seus gestos. Elis era uma artista eclética, interpretava canções de vários estilos, como MPB, jazz, rock, bossa nova e samba. Levou ao público compositores importantes como Milton Nascimento, João Bosco e Ivan Lins. Fez dueto com Tom Jobim, Jair Rodrigues, entre outros.

 Entre os seus álbuns estão: "Em Pleno Verão" (1970), "Elis e Tom" (1974), e "Saudade do Brasil" (1980). Entre suas músicas mais interpretadas estão: "O Bêbado e a Equilibrista", "Como Nossos Pais", "Madalena" e "Casa no Campo”". Curiosamente a sua voz foi colocada no patamar de instrumento musical na Ordem dos Músicos do Brasil, tamanha era a sua capacidade vocal.

Elis morreu com apenas 36 anos, em São Paulo, no dia 19 de janeiro de 1982. Sua morte foi decorrente do consumo de cocaína e o uso exagerado da bebida alcoólica.

 

TEU Jazz – Após a homenagem a Elis Regina, será a vez do TEU Jazz prestar tributo ao trompetista, compositor e bandleader de jazz norte-americano Miles Dewey Davis Jr, considerado um dos mais influentes músicos do século XX. Davis esteve na vanguarda de quase todos os desenvolvimentos do jazz desde a Segunda Guerra Mundial até a década de 1990. Ele participou de várias gravações do bebop e das primeiras gravações do cool jazz. Foi parte do desenvolvimento do jazz modal, e também do jazz fusion que se originou do trabalho dele com outros músicos no final da década de 1960 e no começo da década de 1970.

 

Miles Davis pertenceu a uma classe tradicional de trompetistas de jazz, que começou com Buddy Bolden e desenvolveu-se com Joe "King" Oliver, Louis Armstrong, Roy Eldridge e Dizzy Gillespie. Ao contrário desses músicos ele nunca foi considerado com um alto nível de habilidade técnica. Seu grande êxito como músico, entretanto, foi ir mais além do que ser influente e distinto em seu instrumento, e moldar estilos inteiros e maneiras de fazer música através dos seus trabalhos. Muitos dos mais importantes músicos de jazz fizeram seu nome na segunda metade do século XX nos grupos de Miles Davis, incluindo: Joe Zawinul, Chick Corea e Herbie Hancock, os saxofonistas John Coltrane, Wayne Shorter, George Coleman e Kenny Garrett, o baterista Tony Williams e o guitarrista John McLaughlin.

 

Como trompetista, Davis tinha um som puro e claro, mas também uma incomum liberdade de articulação e altura. Ele ficou conhecido por ter um registro baixo e minimalista de tocar, mas também era capaz de conseguir alta complexidade e técnica com seu trompete. E este trabalho será destacado no TEU Jazz desta quinta (12), no TEU, das 20h30 às 23h.

 

Maria das Graças Salvador - Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar