WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

07/03/2015 - Santa Rosa recebe o projeto Minha Terra Minha História

Projeto realizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, irá levar a história de Uberaba para as comunidades rurais, com vídeo e show

Realizado pela Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultual, o projeto “Minha Terra, Minha História” será apresentado neste sábado (7) em Santa Rosa. O show e vídeo serão apresentados no pátio da igreja da comunidade rural, a partir das 12h30. “Minha Terra, Minha História” é faz parte das comemorações do aniversário de 195 anos de Uberaba e durante este mês, todos os sábados será apresentado em uma comunidade rural.

Alexandre Saad, idealizador do projeto, junto à banda Cheiro de Mato vai apresentar a história da cidade com a exibição de um documentário seguido de show. O projeto tem o objetivo de unir a cultura, a arte e o entretenimento como ferramentas educativas, para informar a população sobre a história da cidade.

O vídeo documental, de curta duração e que abrirá o espetáculo, discorre sobre a ocupação espacial do Triângulo Mineiro e Sertão da farinha podre com foco na época da fundação de Uberaba. O público vai viajar pela história da cidade através depoimentos de historiadores, autoridades e munícipes.

Logo após a exibição do vídeo o público vai prestigiar um show com repertório composto de canções conhecidas do cancioneiro brasileiro e com obras de compositores uberabenses.

O projeto foi apresentado ao público no dia do aniversário de Uberaba, em 2 de março, na praça da Abadia e o idealizador do projeto, Alexandre Saad, dia que foi “duplamente premiado”, porque este é um projeto que vai ao encontro a toda a necessidade e as orientações feitas pelas Nações Unidas. “Orientações que promovem a paz, pois é um projeto que une cultura, entretenimento e arte com a informação. E com respeito às informações históricas, ou seja, tudo isso em um caldeirão para a educação. Esse projeto ser realizado pela Prefeitura, através da Fundação Cultural, é um grande presente. E me sinto duplamente realizado porque é a minha cidade e eu fiz com muita emoção justamente porque é a terra da gente, a gente."

Saad e a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, destacam que ficaram impressionados com o lançamento do projeto, já que aconteceu em um dia chuvoso e o público não arredou o pé da praça para ver o vídeo e o show.

"Não foi uma chuva que caiu, foi um temporal e mesmo assim tivemos casa cheia, o pessoal está mostrando seu amor pela cidade e prestigiando esse projeto que é inovador e que vai circular por vários municípios de Minas e começa aqui na nossa região. A turnê que vai ser realizada aqui foi um evento de grande aceitação e sensibilidade por parte da presidente da Fundação Cultural."

O projeto continua no mês de março e terá mais quatro apresentações em diferentes distritos da cidade, porque estas comunidades merecem este apoio e este olhar da Prefeitura e da Fundação, através da parceria com o Minha Terra, Minha História. O primeiro será o distrito de Santa Rosa, neste sábado. “Nós descobrimos, com o estudo, que Santa Rosa é o primeiro de Uberaba, antes mesmo da cidade. Antes de ser fundado por Major Eustáquio, por volta de 1812, uma bandeira chefiada por José Francisco de Azevedo construiu um arraial em torno de uma capela na beira do lajeado, exatamente onde é Santa Rosa", lembra Saad.

"O segundo show vai acontecer na Capelinha do Barreiro, dia 14, um local também de muita circulação e importância naqueles tempos perto do Chuá, aonde as boiadas passavam, muitos dos cacheiros e dos sertanistas também passaram por lá. O terceiro lugar será a Baixa, que será no dia 21 de março. O último será em Ponte Alta, dia 28, e está todo mundo muito animado.”

Em cada local, o projeto recebe um artista convidado e disponibilizará cadeiras ao público, que deverá chegar com antecedência para garantir seu lugar.

 

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar