WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

06/03/2015 - Festival Feminino de Capoeira promove intercâmbio cultural e homenagem às mulheres

Integrando as comemorações ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Uberaba -- por intermédio da Fundação Cultural -- e o Centro Cultural de Capoeira Águia Branca, promovem o 3º Festival Feminino Capoeira Águia Branca e o 1º Intercâmbio Cultural com Concurso de Miss Capoeira, com o tema “Jogo das Amazonas”. O festival ocorre durante todo o final de semana com palestras e atividades.

A programação será aberta dia 7, às 9h, com a mesa redonda “Mulheres: Diversidade, Luta e Resistência”, no Anfiteatro da Funepu (av. Getúlio Guaritá, 331). Já a cerimônia de abertura oficial do evento, o Concurso de Miss e o lançamento do DVD das primeiras edições do festival ocorrem no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), das 17h às 22h.

No dia 8, o festival continua às 9h, na Chácara Flor de Lótus, que localizada na Rua Francisco Alves Pereira, 1.195. O público participará do curso “Vivência e Experiência Capoeirista”, com a mestra Vânia. Logo depois tem Roda Feminina, às 11h, e a premiação do Concurso de Miss, às 12h, seguida de confraternização.

O evento traz como tema o Jogo das Amazonas, homenageando todas as mulheres batalhadoras dentro e fora da Capoeira. Na mitologia, as amazonas foram guerreiras revolucionárias da Grécia antiga que não aceitaram a submissão e formaram seu próprio regime social. Outras versões surgem posteriormente, como as civilizações das guerreiras Incas na América Central. No Brasil, a lenda da existência de tribos femininas com forte poder de combate deu origem aos nomes do estado e o do rio Amazonas. Coincidentemente há, na capoeira, um toque de berimbau denominado amazonas. É um toque festivo utilizado para saudar bem com a característica do presente evento.

Nesta terceira edição do Festival Feminino de Capoeira, um rico intercâmbio cultural será promovido com representantes da linhagem capoeirística atuantes em Bertioga, Guarujá, Praia Grande e Lençóis Paulista, todas em São Paulo. No evento estarão presentes as mestras Vânia, Lua e Maria Louca, as professoras Bonequinha e Águia e a Formada Soraia, totalizando aproximadamente 300 mulheres capoeiristas.
 
Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo - Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar