WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/03/2015 - Fundação esta com inscrições abertas para Orquestra Jovem de Uberaba

Estão abertas 60 vagas entre jovens e adultos, que terão aulas gratuitas; as inscrições podem ser realizadas na Fundação Cultural de Uberaba, na praça Rui Barbosa

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau) e Orquestra Municipal de Uberaba, está com inscrições abertas para o curso de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Serão abertas 60 vagas para iniciantes e avançados. As aulas fazem parte da Orquestra Jovem, que integra um dos seis programas estruturantes para a cultura do Governo Paulo Piau, acordados com a Fundação Getúlio Vargas (FVG) para o período 2013/2016.

Além dos cursos de instrumentos de cordas, o Projeto Orquestra Jovem oferecerá também cursos de Percepção e Teoria Musical, Música de Câmara e Percussão.

Os cursos serão ministrados por professores de Uberaba e de cidades vizinhas como Ribeirão Preto e Uberlândia. Todos os professores têm grande experiência em orquestras e no ensino do instrumento, o que garantirá o aprendizado do aluno. Esse fato aliado ao material didático usado no projeto é o que o diferenciará de outros importantes trabalhos musicais de ensino realizados na cidade.

A intenção da Fundação Cultural é que o jovem, com a participação no projeto, seja preparado para integrar a Orquestra Municipal de Uberaba e tantas outras existentes no país. Vale lembrar que uma Orquestra Jovem de médio porte tem cerca de 20 violinistas capacitados a participar de um trabalho profissional. Como na cidade não tem músico oboísta ou trompista, instrumentos imprescindíveis para a execução do repertório sinfônico, a formação destes alunos virá suprir essa falta no campo da música erudita no município.

 Inscrições – Um total de 60 crianças, jovens e adultos serão beneficiados com a orquestra. As aulas são gratuitas e a previsão é que iniciem ainda no mês de março. As inscrições estarão abertas até último dia de março, na Fundação Cultural de Uberaba, Praça Rui Barbosa, 356 – Centro.

Vale lembrar que um terço de integrantes de uma orquestra sinfônica é composta por instrumentos de cordas friccionadas por arco (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Ainda levando em conta que a orquestra mais próxima de Uberaba se encontra em Ribeirão Preto, o projeto é de extrema importância para a música erudita de Uberaba e região, uma vez que a Orquestra Municipal já está em fase final de implantação  e assim movimentará de forma grandiosa a vida musical uberabense.

A criação e manutenção das Orquestras Municipal e Jovem contribuirão para o enriquecimento cultura da cidade e região e projetará Uberaba como referência em âmbito regional e nacional, além de um significativo fomento ao turismo cultural e constante valorização dos artistas uberabenses.

Projeto – Com a formação destes jovens, será mais um passo para a concretização de um dos seis projetos estruturantes do governo, a Orquestra Municipal de Uberaba, concluindo o planejamento e a implementação da Orquestra Sinfônica de Uberaba, o que será um marco histórico para o município. O projeto está sendo executado em três módulos. O primeiro é a Orquestra de Uberaba, para formação semiprofissional participando como integrantes da orquestra professores e aprendizes a serem selecionados e integrados à orquestra como voluntários. No segundo módulo é a Orquestra Jovem de Uberaba, para formação didática de alunos, com repertório adequado à capacidade técnica dos mesmos, com possibilidades de acesso à Orquestra Sinfônica de Uberaba.

No terceiro módulo será a Orquestra Sinfônica de Uberaba, para formação profissional com remuneração dos músicos e da equipe envolvida, mantendo os professores como “spalla” de seus naipes e fazendo a inclusão social de parte da “Orquestra Jovem de Uberaba” à profissionalização e ao mercado de trabalho.

“Este é um projeto de grande importância, que visa a criação, organização e manutenção de uma orquestra sinfônica e uma orquestra escola, ou orquestra jovem, integrados a um projeto educacional de grande porte, que levará às crianças e adolescentes do município educação musical de qualidade. É a música como meio de transformação da cidadania, resgate social e qualificação profissional”, ressalta a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira.

 

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar