WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

28/02/2015 - Fundação Cultural recebe a exposição “Flores e Valores”

A Galeria de Artes da Fundação Cultural inaugura nesta terça (3), às 19h30, a exposição “Flores e Valores”, dos artistas e grafiteiros Clayton Tomaz e Puff. A mostra de Graffiti fine-arte aborda uma reflexão sobre a violência contra a mulher e a questão de gêneros e se integra às comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Contudo, a mostra estará aberta ao público até o dia 13.

Com obras carregadas de expressividade, a exposição propõe discutir o papel que a sociedade assume frente às questões de gênero, para além da perspectiva da inclusão igualitária entre homens e mulheres ao redor do mundo. O conceito de gênero, que norteia todo olhar da mostra, tem o objetivo de induzir o expectador a refletir sobre as identidades construídas socialmente e sobre ações que culturalmente são esperadas de cada sexo.

Entre as temáticas por trás de cada obra, pode-se citar a violência sexual e doméstica, as dificuldades e a força da mulher negra no Brasil, as mulheres indígenas e o sofrimento das mulheres do Oriente Médio. As flores, presentes na mostra, traduzem a delicadeza e os sentimentos da mulher.

Um dos artistas responsáveis pela exposição, o uberabense Clayton Tomaz desenvolve oficinas de Graffiti desde 2008 em diversas instituições e projetos. Também promoveu as três primeiras edições do I.A.U (Intervenção de Arte Urbana) em Uberaba, evento que contou com a participação de diversos artistas nacionais de Brasília, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Uberlândia e Uberaba. Idealizou e executou o Projeto Traços&Memórias, sendo destaque na imprensa local.

Atualmente, Clayton procura fomentar um processo de democratização da arte, levando o seu trabalho além dos limites formais e culturais, convertendo o espaço público em opção de espaço estético por meio de seus projetos individuais e coletivos na cidade de Uberaba onde reside. Em seus trabalhos, utiliza diversas técnicas de aplicação e diversos tipos de tinta, mesclando o esmalte sintético do spray, técnicas serigráficas de textura e pinceladas com tinta acrílica. O exagero proposital no contraste presente em seus trabalhos tem como finalidade aproximar o espectador da obra, bem como o traço realista do artista que também procura envolver o público com seu trabalho.
 
 Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar