WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/02/2015 - Uberaba comemora 195 anos com atrações culturais e serviços à população

Atividades de esporte e lazer, estande da história e o projeto Integração no Bairro estão na programação, que ainda terá o projeto “Minha Terra, Minha História” e concerto da Orquestra de Uberaba

 

Com programação especial intitulada “Uberaba 195 anos, orgulho da nossa terra”, promovida pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, em parceria com a TV Integração, o aniversário de Uberaba, na próxima segunda-feira (2), será comemorado com atrações e serviços na praça Nossa Senhora da Abadia, das 8 h às 21h30.

A programação começa com o projeto Integração no Bairro, organizado pela TV Integração, em parceria com a Prefeitura de Uberaba e Fundação Cultural, que acontece na praça das 8 h ás 12 h, oferecendo diversos serviços à população.

Também a partir das 8 h, o público poderá participar de atividades esportivas, de lazer, brincadeiras e diversões, que estarão sob a responsabilidade da Secretaria de Esporte e Lazer. No mesmo horário começa a funcionar o estande contando a história de Uberaba, organizado pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), até 18 h. A noite continua com o show especial “Minha Terra, Minha História”, finalizando com um concerto especial da Orquestra Municipal de Uberaba e solistas uberabenses convidados.

Com o tema “Uberaba - 195 anos de História e Memória”, o estande da História funcionará a partir das 8 h e pretende, através de uma experiência museal e interativa, proporcionar ao público, contato com diversos aspectos da história de Uberaba. Haverá contação de histórias com detalhes da história da cidade e a exposição “Patrimônio em Miniatura”, com obras dos artistas plásticos José Eduardo e Sandra Monteiro, composta por maquetes de bens tombados e inventariados do município. Haverá ainda um espaço em que serão exibidos pequenos vídeos sobre a história de Uberaba, criando um ambiente em formato de cinema, e uma exposição de banners contando a história do Paço Municipal, em parceria com a Câmara Municipal de Uberaba.

Paralelo ao estande da história, a Secretaria de Esporte e Lazer oferecerá um espaço de brincadeiras e lazer, com brinquedos infláveis, cama elástica e atividades com atletas uberabenses. Ao mesmo tempo, no palco, a Fundação Cultural promove apresentações musicais, trazendo duplas sertanejas e o Projeto ao Cubo.

Orquestra e história – A comemoração continua com o projeto “Minha Terra, Minha História”, a partir das 18 h. Alexandre Saad, a banda Cheiro de Mato e o Quinteto de Cordas homenageiam a cidade com músicas brasileiras e obras de compositores uberabenses, com show que será iniciado com a exibição de um vídeo documental sobre Uberaba. O projeto, preparado especialmente para a comemoração dos 195 anos, tem foco informativo e educativo a fim de preservar a memória e a história de nosso povo e traz depoimentos de historiadores, autoridades e munícipes, culminando no espetáculo musical. A apresentação desta segunda é a primeira de cinco shows que acontecerão em março em distritos da cidade. Vale lembrar que o projeto irá ser apresentado durante o mês nos bairros rurais de Uberaba, mostrando o documentário da história do município e o show.

Para encerrar a comemoração, a Orquestra Municipal de Uberaba traz ao público um grande concerto com os solistas uberabenses Marília Bartolomeu, Hélio Siqueira, Henrique Botelho e Thiago Neves. No repertório, serão executadas músicas de vários compositores e do uberabense Joubert de Carvalho. O ponto alto será a homenagem especial à cantora uberabense Cláudia Falconi, que participaria do concerto, mas faleceu no dia 17 de fevereiro.

A presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, ressalta que a programação foi pensada para destacar a cultura local e valorizar a história e os patrimônios da cidade, materiais e imateriais. “O objetivo é mostrar nossa riqueza, em especial o patrimônio humano, e o que acumulamos de melhor no modo de fazer e agir através de talentos da cultura e do esporte”, enfatiza ela.

Luíza Carvalho – Estagiária de Jornalismo - Comunicação PMU/FCU

 

Confira a programação:

Dia 2 – Culto em ação de graças pelo 195º aniversário de Uberaba
Local: Teatro Municipal Vera Cruz, às 19 h

Dia 2 – Uberaba 195 anos, orgulho da nossa terra em comemoração aos 195 anos de Uberaba
Local: Praça Nossa Senhora da Abadia, das 8 h às 21h30

De 8 h às 12 h – Integração no Bairro
8 h às 18 h – Atividades da Secretaria de Esporte e Lazer, brincadeiras e diversões
8 h às 18 h – Estande do Conphau – “Uberaba – 195 anos de História e Memória”, mostrando a história de Uberaba com cinema e mapas interativos do patrimônio histórico, com apoio da Câmara Municipal de Uberaba
18 h – Projeto “Minha Terra, Minha História” e show de Alexandre Guti Saad, Banda e Quinteto de Cordas de Uberaba; apresentação inclui o vídeo contando a história de Uberaba com a ocupação espacial do Triângulo Mineiro e evolução do município.

19 h – Concerto da Orquestra Municipal de Uberaba e convidados. Solistas convidados: Marília Bartolomeu, Hélio Siqueira, Henrique Botelho e Thiago Neves, com homenagem à cantora Cláudia Falconi e músicas de Joubert de Carvalho.
Local: Praça Nossa Senhora da Abadia, das 8 h às 21h30

 

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar