Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

08/01/2015 - Conphau inicia processo de inventário das Folias de Reis

Ajuda da população será essencial para obter informações e catalogar as companhias de Reis
 
A Fundação Cultural -- por meio da equipe do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) -- deu início ao processo de inventário das Folias de Reis de Uberaba nesta semana. O começo do inventário se deu no Dia dos Três Reis Magos, ou Dia dos Santos Reis, comemorado no dia 6 de janeiro, no bairro rural da Baixa. A tradição, que acompanha a história da cidade, é preservada por companhias que existem desde a formação de Uberaba.
De acordo com a coordenadora do Conphau, Aparecida Manzan, o processo de inventário consiste na catalogar as companhias de Reis existentes utilizando  registros fotográficos, filmagens e entrevistas, que revelarão detalhes importantes como o tempo que as companhias foram formadas, a quantidade de integrantes e a história de cada grupo.

 A estimativa é que, tanto na zona urbana quanto na zona rural, existam cerca de 160 grupos de Folia de Reis no município.Manzan ressalta que é importante, nesse processo, que a população entre em contato para fornecer qualquer informação útil, como a data e local das folias e telefone de contato. “O objetivo é acompanhar e iniciar os registros já nas festas que ocorrem neste mês. Mas, como são muitos grupos, a ajuda dos uberabenses é essencial para que o Conphau possa encontrar e registrar todas as Companhias existentes em Uberaba”, explica ela. As pessoas que tiverem informações podem entrar em contato pelo telefone (34) 3331-9200.

Com a quantidade de grupos e o tempo de existência da tradição, as Folias de Reis transformaram-se em uma das mais ricas manifestações de cultura popular, motivo que torna Uberaba a capital da Folia de Reis. Com o processo de inventário e salvaguarda, elas deverão ser inscritas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial do Brasil.

O objetivo da Fundação Cultural e do Conphau, com o inventário, é manter viva a tradição, contribuir para a preservação da memória, valorização e reconhecimento da cultura local. Haverá com isso um estímulo ao intercâmbio entre foliões e mestres das Folias de Santos Reis, proporcionando uma fonte de consulta e reflexão sobre a cultura popular, tomando a música e o som das Folias de Santos Reis um elemento privilegiado.
 
Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo (Comunicação PMU/FCU – 07.01.2015)

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub