WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

06/12/2014 - Exposição de Presépio tem obras nacionais e internacionais para todos os gostos

Como parte da programação de Natal feita pela Fundação Cultural de Uberaba, foi aberta no último domingo, 30 de novembro, a Exposição de Presépio – Coleção particular. A mostra ficará exposta ao público até o dia 6 de janeiro de 2015, com entrada franca. A exposição tem obras de todos os tipos, desde os tradicionais em barro, e de alguns países, como um da França.

O presépio faz referência ao nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão. Relatos históricos apontam que o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio, com o objetivo de explicar às pessoas mais simples o significado do natal e como foi o nascimento de Jesus Cristo. No século XVIII, a tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Atualmente, com criatividade, os presépios podem ser feitos em diferentes tamanhos e materiais, como madeira, cerâmica, metais e materiais reciclados. A arte se alia à religiosidade, tornando cada presépio uma peça singular e repleta de histórias por trás de cada detalhe.

Esta arte está em exposição no Museu de Arte Sacra, com visitações de terça a sexta das 12h às 18h e sábado e domingo das 8h às 12h.

 

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar