WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/11/2014 - Livro “O Ceramista” será lançado nesta segunda-feira

A Casa da Cultura – Fundação Cultural de Uberaba convida  para o lançamento do livro “O Ceramista”, da jornalista Márcia Ribeiro Borges, que acontece na sede da Fundação, a partir das 19h30. O evento, que é aberto ao público, será marcado por coquetel e sessão de autógrafos. “O Ceramista” é a história de vida do pai da autora, Wilson Ribeiro Borges, o “Licinho da cerâmica”, como era conhecido em Araxá, sua terra natal. 

A obra traz a revelação de uma trajetória empreendedora e ousada de um jovem que sonhou grande em um tempo de guerras, preconceitos ferrenhos e injustiças sociais,  quando a agiotagem era uma profissão rentável e legalizada no Brasil. Os primeiros rascunhos da biografia foram feitos pelo próprio pai de Márcia. Posteriormente, ele preferiu responder perguntas de sua filha que desejava saber o que levou seu pai a perder um patrimônio respeitável: 600 lotes; duas fazendas sendo um sítio na bacia do Barreiro para extração de barro; uma cerâmica com 16 mil metros quadrados e inúmeras casas de aluguel, entre outros.

Mesmo se esquivando das perguntas, Márcia conseguiu de seu pai importantes revelações através de seu faro jornalístico. Com uma promessa, a pedido do pai, de revelar as informações somente depois de 20 anos de sua morte. Sendo assim, só agora Márcia tomou a decisão de publicar as memórias de seu pai, a que deu o nome de “O Ceramista” por ele ter escolhido essa profissão e ter feito dela seu maior baluarte em vida.

Márcia Ribeiro Borges é formada em Jornalismo e Letras - Português/Espanhol pela Universidade de Uberaba - Uniube. Poetisa, cronista e mãe, dedica-se também às artes plásticas, é autodidata em pintura a óleo e é amante de músicas clássicas e flamencas. “Após entrevistas acerca de suas experiências e atendendo ao meu pedido, meu pai começou a escrever - depois, vencido pela emoção, me pediu para terminar suas revelações numa conversa de risos, prantos e despedidas. Nasceu, assim, O Ceramista”, sintetiza a autora.

 

Luiza Carvalho – Estagiária de Jornalismo

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar