WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

22/11/2014 - Domingo na Concha recebe um dos principais violeiros da atualidade como "um esquenta" para o Festival Viola Encena de Uberaba

Concha recebe dois cantores e compositores internacionais: Ezequiel Piaz e Arnaldo Freitas. Segundo especialistas, Arnaldo Freitas é grande revelação da viola caipira instrumental e um dos principais representantes da nova safra de músicos da verdadeira música brasileira. É considerado o “Melhor Instrumentista de Viola” do Brasil; violeiro regional do programa "Viola minha viola" da TV Cultura, desde 2006

 

O Domingo na Concha do dia 23 é especial, um esquenta do Festival Viola Encena de Uberaba, que ocorre de 4 a 6 de dezembro, no Teatro Municipal Vera Cruz. O público poderá ouvir, no primeiro show, o compositor e violonista Ezequiel Piaz, com sua interpretação de clássicos da música brasileira e internacional, que o colocam como um dos principais violonistas do Brasil em atividade.

Músico versátil, Piaz iniciou os estudos aos 12 anos de idade, no Conservatório de Música Renato Frateschi, onde estudou piano, violino, baixo, flauta, teoria musical, educação artística e canto coral. Ezequiel toca violões de 6 e 7 cordas, cavaquinho, bandolim, violino, piano, acordeom, viola de 10 cordas, percussão e flauta e traz toda a diversidade da música brasileira. E neste domingo mostra sua sonoridade de raízes brasileiras, uma característica do seu trabalho.

No segundo show, será a vez de o público apreciar o melhor instrumentista de viola do Brasil, Arnaldo Freitas, que promete mostrar a essência da viola caipira. Freitas apresenta “Minhas influências, homenagem aos mestres violeiros": Arnaldo Freitas, com sua técnica apurada e interpretação emocionante é considerado um dos principais violeiros da nova safra. Foi vencedor da categoria “Melhor instrumentista de viola do festival Voa Viola” e desde 2006 é o violeiro do regional do programa Viola minha Viola, da TV Cultura.

Arnaldo Freitas nasceu e cresceu no interior de São Paulo, em fazendas de gado, de onde vem sua legítima raiz caipira. Desde que se interessou pela viola, ouvia os discos e assistia a vídeos dos grandes mestres violeiros da história.
No show, Arnaldo Freitas interpreta clássicos de todas as gerações, como Tião Carreiro, Tinoco (Tonico e Tinoco), Helena Meirelles, Bambico, Inezita Barroso, Teddy Vieira, Gedeão da viola, Zé do Rancho, Serrinha, Tião do Carro, Goiano, Cacique (Cacique e Pajé), Almir Sater, Roberto Correa, além de comentar sobre as influências de cada um. Os que apreciam a boa música raiz e a viola caipira muito bem tocada vão viajar no tempo e se encantar. Arnaldo tem trabalhado intensamente, levando seus shows de viola caipira instrumental para todos os cantos do Brasil e do exterior.
 
Histórico – Arnaldo Freitas começou a tocar violão aos 8 anos de idade. Aos 12 anos teve seu primeiro contato com a viola e foi paixão à primeira vista, tendo a certeza naquele momento que a viola moveria sua vida. Aos 13 anos ganhou de seus pais sua primeira viola e todos os dias dedilhava o misterioso instrumento e tirava as canções que ouvia no radio e na televisão. Suas principais influências foram os arranjos de Tião Carreiro e demais valores da nossa música brasileira e também de diferentes universos das cordas, como Paco de Lucia e Andrés Segovia.

Em 2003, Arnaldo mudou-se para São Paulo. Tocava em bares e devido sua técnica e habilidade, passou a ser convidado para acompanhar duplas renomadas da música raiz, como Liu e Leu, Pedro Bento e Zé da Estrada, Célia e Celma, Leyde e Laura, entre outros.

Estudou na Universidade livre de música e lá conheceu o Maestro Rui Torneze, que admirado com seu virtuosismo, convidou-o para ser um dos solistas da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, onde permaneceu até 2010.
Desde 2006 é o violeiro do Regional do programa "Viola Minha Viola" da TV Cultura, trabalhando diretamente com a rainha do folclore, Inezita Barroso, uma verdadeira escola para Arnaldo Freitas.

Lançou em 2010 seu primeiro álbum, “Divisa das Águas”, com clássicos do nosso cancioneiro e composições autorais. Desde então, Arnaldo passou a viajar com o show de mesmo nome, apresentando-se em eventos de cultura e teatros pelo Brasil e exterior. Ainda em 2010, participou de shows em Portugal, no projeto “Viola sem fronteiras” e realizou shows na Alemanha, integrando o festival "Filme conta música", apresentando a viola caipira após as apresentações do documentário "Violeiros do Brasil".

Ao final de 2010, foi eleito por unanimidade dos jurados o Melhor Instrumentista de Viola do Brasil, no festival nacional de viola "Voa Viola", realizado pela Caixa Econômica Federal, vencendo cerca de 400 violeiros inscritos de todo Brasil. Em 2012, lançou o show “Madeira de lei – a viola brasileira”. Foi convidado em dezembro de 2012 pelo cantor Daniel a se apresentar no programa The Voice Brasil da Rede Globo de televisão.

O Domingo na Concha ocorre neste domingo, 23, na Praça da Concha Acústica, das 11h às 14h.
 
Jornalista Maria das Graças Salvador
Comunicação FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar