WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

20/11/2014 - TEU Show recebe ChoroCultura no “revivendo os mestres”

"ChoroCultura revivendo os mestres" é o nome do especial que será realizado no TEU Show desta quinta-feira (20), Teatro Experimental de Uberaba. O evento faz parte das comemorações do aniversário de 20 anos do grupo, celebrado neste dia 20 de novembro. O show com o melhor da música brasileira tem início às 19h30, com entrada gratuita.

As comemorações do Chorocultura iniciaram no dia 11, com o projeto “Seresta na Concha”, promoção da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural.  A apresentação teve como convidado especial o seresteiro e violonista João Macacão, que acompanhou por mais de 20 anos o inesquecível Silvio Caldas. O grupo “Alegria de viver”, do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi  também participou como convidado.

No dia 17, aconteceu roda de choro, às 15h30, no auditório do Conservatório Renato Frateschi. Prosseguindo as comemorações, nesta quinta-feira (20), às 20h, o grupo apresenta o show “ChoroCultura e relembra seus mestres”, no Teatro Experimental de Uberaba. Fechando as celebrações dos 20 anos história, no dia 22, a partir das 21h30, o grupo realiza “Roda de Choro no Bar Meu Chorinho” – Rua Luxemburgo, 984, Boa Vista.  Haverá convidados músicos e cantores locais que sempre estiveram ao lado do grupo nestes 20 anos. No encerramento das comemorações, na semana que vem, o grupo ChoroCultura realiza visita musical nos asilos e hospitais da cidade.

Perfil e trajetória
O ChoroCultura é um típico conjunto regional, que já se apresentou em diversas capitais do país, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Vitória, São Paulo, e até no exterior, como na França. Do trabalho realizado, o ChoroCultura tem um CD gravado com 20 faixas, muito bem aclamado pela crítica, com composições próprias e com obras de grandes nomes do gênero, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, e muitos outros. Também participaram de vários programas de TV e destaca-se sua apresentação no Sr. Brasil, exibido pela TV Cultura, sob o comando de Rolando Boldrin.

O ChoroCultura começou como um hobby, tocando para trazer alegria, descontração e divertimento em uma apresentação no Cine Teatro Vera Cruz. Em 1994, inspirado pela biografia de Noel Rosa, Osmar Baroni chamou Reynaldo de Vitto e decidiram fazer homenagem ao sambista. Para isso uniram-se a outros amigos.

Com o passar do tempo, foi recebendo convites para tocar em festas, apresentações culturais e, inclusive, fora de Minas Gerais, o que despertou o interesse de registrar ChoroCultura, que cada vez mais é sucesso e requisitado para shows.

O grupo original contava com Baroni, Reynaldo no violão 7 cordas, Fausto no cavaquinho, Maestro Paulinho Constâncio na clarineta, “Pernambuco do Pandeiro” e Jarbas Curi. Jarbas Curi, e Paulinho Constâncio, não puderam continuar com o grupo e entraram Álvaro Walter no sax, e Gilberto Silva, conhecido como “Gibinha” no bandolim, e, depois que Pernambuco do Pandeiro se afastou, Baroni assumiu o instrumento.

De início apenas instrumental, sentiu-se falta de um cantor. Geraldo Barão foi convidado. Falecido em junho de 2013, Barão permaneceu por muitos anos como cantor, e, depois que foi para Curitiba, a cantora Irene D’Aprile foi convidada, e permanece até hoje. Sua entrada no grupo se deu quando, em uma noite em que assistia a uma apresentação no bar Arquimedes, ela, já cantora conhecida em São Paulo, onde morou com o marido antes de voltar a Uberaba, acompanhou Barão e o grupo cantando a música “Flor Amorosa”.
 
Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar