WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

18/11/2014 - Fundação Cultural lança o livro O toque de Xangô”

Lançamento do livro faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro

 A Fundação Cultural realiza o lançamento do livro “O toque de Xangô”, de Vicente de Paula Higino, dia 18. O evento integra as comemorações do Dia da Consciência Negra e ocorre na Casa da Cultura – Fundação Cultural, às 19h30.

Em “O toque de Xangô – a saga de um homem em busca de justiça para seu povo”. Vicente de Paulo Higino conta a estória de N´Futa Kuezida, um adolescente feliz e despreocupado vivendo em sua aldeia natal. Após passar pelo ritual de iniciação, vai passear na selva, mas é escravizado e levado para longe. Vivendo a situação de embarque e todo o terror que isso representava, Kuezida aprende, devagar, a conviver com outras etnias, enquanto a nau atravessava a passagem do meio e chega à costa brasileira.

A chegada ao Rio de Janeiro desencadeou quarentena, enterro de companheiro no “cemitério dos pretos novos”, leilões e viagem por terra até São João del-Rei e, de lá, para uma fazenda próxima a Formiga, Minas Gerais...

Vicente de Paulo Higino é natural de Ituiutaba, Minas Gerais. Formou-se em psicologia e concluiu mestrado em educação pela UFSCar. Foi professor universitário durante mais de uma década e, enquanto psicólogo, especializou-se em Abordagem Ericksoniana, ferramenta técnica que continua a utilizar em sua atuação profissional em Uberaba, também Minas Gerais.

O lançamento do livro “O toque de Xangô”, de Vicente de Paula Higino, será dia 18, na Casa da Cultura – Fundação Cultural, às 19h30.

Comemoração – Ainda para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Centro Cultural Águia Branca, em parceria com a Fundação Cultural, promove no dia 20 roda de capoeira e apresentações teatrais. O evento se chamará “Palmares me Chama”, com a apresentação das peças “Negro no Tronco”, “Puxada de Rede”, “Samba de Roda” e “Maculelê”, além de gincana e roda de capoeira. A comemoração ocorre na Praça Magalhães Pinto, das 17h às 22h.

No dia 24 de novembro, ainda em comemoração ao Dia da Consciência Negra, haverá abertura oficial da exposição de pinturas “Samba dos Mares”, da artista Renata Prata. O coquetel será a partir das 19h30, e a visitação segue aberta ao público de 25 de novembro a 9 de dezembro.

Maria das Graças Salvador (Comunicação PMU/FCU)

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar