WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/11/2014 - Membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais é eleito em plenária

Formação do Conselho Municipal de Políticas Culturais representa avanço para a formação de políticas públicas de cultura

Eleito na tarde desta quinta-feira (30) os membros que irão integrar o Conselho Municipal de Políticas Culturais para o biênio 2014-2016. A escolha foi realizada durante Plenária Cultural, na Casa da Cultura – Fundação Cultural.


A formação do Conselho Municipal de Política Cultural atende à Lei nº 11.364/2011, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Uberaba. O Conselho é constituído por 23 membros titulares e igual número de suplentes. São 11 membros representando o poder público e 12 membros titulares representando a sociedade civil.


Vale lembrar que, precedendo a escolha para o Conselho, a Fundação Cultural realizou uma série de encontros com as Câmaras Setoriais de Cultura.


Foram eleitos artistas e produtores das áreas de dança, literatura, teatro e artes circenses, cultura popular, instituições culturais não governamentais, artes visuais e design, empresas e produtores culturais, artistas e produtores da cultura-afro, patrimônio e arquitetura urbanística, audiovisual e arte digital, artesanato e de música.


“Foi um verdadeiro ato de cidadania e democracia, que representa a influência, o respeito e prestígio que a Fundação Cultural está exercendo na sociedade. O Conselho é um avanço porque representa trabalhar com a gestão compartilhada para a formação de políticas de cultura. Também representa o amadurecimento na forma de participação e que todo cidadão pode estar presente e influenciando nos recurso e decisões públicas.

Basta se organizar e exercer seu direito de cidadão, respeitando a democracia.  Acredito que este é uma ação ousada para que as coisas aconteçam e podemos até exportar este modelo, já que estamos colocando a sociedade civil na decisão das políticas públicas de cultura”, observa a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira. 


Vale lembrar que o Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo, integrante da estrutura básica da Secretaria de Cultura, com composição paritária entre poder público e sociedade civil, e que se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente. O principal objetivo é elaborar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultura.

 

Confira a formação do Conselho Municipal de Política Cultural
Artes Cênicas
Emílio Rogê (titular) e Michele Silveira (suplente)
Artes Visuais
Elisa Muniz Barreto de Carvalho (titular) e Oswaldo Araújo de Souza (suplente)
Audiovisual
Maria Catarina Árabe (titular) e Rita de Cássia Monteiro (suplente)
Artesanato
Maria Teresa Dorça de Oliveira (titular) e Cleide de Sousa Fernandes (suplente)
Cultura Afro
Renato Araújo Logum Edé (titular) e Vitor Daher – Vitinho de Oxóssi (suplente)
Cultura Popular
Victor Gargiulo (titular) e Vinícius Nogueira (suplente)
Dança
Roberta Miranda Ferreira (titular) e Larissa Lacerda Diniz (suplente) Instituições Culturais Não Governamentais
Núbia Nogueira Cassiano (titular) e Carlos Perez de Andrade (suplente)
Literatura
Iara Fernandes (titular) e Jamila Graciele Costa (suplente)
Música
Cristina Arruda Correa (titular) e João Bertoldi Neto (suplente)
Patrimônio e Arquitetura
Michele Dias de Barus (titular) e Luzia Maria de Oliveira (suplente)
Produtores Culturais
Thais Helena Cyllos Colus (titular) e Luiz Hozumi (suplente)
Área Governamental
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico/Turismo
Janice da Cunha Hueb Rocha (titular) e Stanslau Prata Soares Júnior (suplente)
Secretaria Municipal de Planejamento
Leo de Lima Beschizza (titular) e Paulo Fernando Barbosa (suplente)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Flávio Henrique Dias Saldanha (titular) e Paula Tatiana Cardoso (suplente)
Fundação Cultural de Uberaba
Sumayra de Oliveira Silva, Eliezer Tiago e Lisete Resende (titulares) e Luciano Ubaldino de Freitas, Paulo Miranda e Aparecida Manzan (suplentes)
Vale lembrar que faltam indicar seus membros a Câmara Municipal de Uberaba, Secretaria Municipal de Ação Social, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar