WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

21/10/2014 - Fórum debate implantação da Escola de Cultura e Arte de Uberaba

Fórum Permanente ocorre dia 28, às 14h, na Casa da Cultura

A Fundação Cultural de Uberaba realiza na próxima terça-feira (28), o Fórum Permanente para a implantação da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau). O fórum ocorre às 14h, na Casa da Cultura – Fundação Cultural, na Praça Rui Barbosa, 356. Toda a comunidade interessada nas diversas manifestações de arte é bem–vinda ao evento.

O fórum é uma instância consultiva e propositiva, cujo objetivo é colaborar para a criação da Escola de Cultura e Arte. A Ecau é um dos seis programas estruturantes do governo Paulo Piau para a cultura. Eles foram acordados com a Fundação Getúlio Vargas (FVG) para o período 2013/2016.

A Escola será criada e estruturada no Solar Caetano Borges, prédio administrativo da Fundação Cultural, na Rua Tristão de Castro, 64, cujas ações e atividades também serão desenvolvidas em equipamentos públicos culturais de diversos bairros da cidade, com a finalidade de ser uma escola pública, gratuita e de qualidade.

Cursos de diferentes expressões de arte

A Escola de Cultura e Arte de Uberaba irá promover e realizar cursos técnicos e profissionalizantes, inicialmente nas áreas de dança, artes cênicas e circenses, além de cursos livres de todas as áreas visando à criação de oportunidades de estudo, pesquisa, profissionalização, trabalho e capacitação.  O espaço vai trabalhar o fortalecimento da cultura local, regional e nacional, especialmente a valorização da identidade cultural de Uberaba.

O Solar Caetano Borges é um dos mais belos ecléticos e importantes conjuntos arquitetônicos de Uberaba; construído pelo pecuarista José Caetano Borges, entre os anos de 1913 e 1916, e possui um valor artístico material inestimável para a cidade. Por isso, o local foi escolhido para a implantação da Ecau. O projeto prevê a restauração, que está em fase de avaliação e licitação, sob a responsabilidade da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), uma das mais conceituadas instituições de restauração de patrimônio histórico do país. Alguns pontos já foram realizados, como a reforma do telhado do Casarão.

 Vale lembrar que os outros programas estruturantes são o Centro Nacional da Cultura Política; o Coral da Cidade de Uberaba; o Incentivo Fiscal à Cultura; o Memorial da Religiosidade de Matriz Africana; o Memorial Djalma Santos e a Orquestra Sinfônica de Uberaba.

O gerente da Ecau e diretor artístico da Orquestra Municipal de Uberaba, Eliézer Tiago de Oliveira, considera a participação dos uberabenses imprescindível nessa discussão. 

 Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar