WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/10/2014 - Cobertura da Concha Acústica é destruída, mas Domingo na Concha continua programado

Fundação Cultural já está realizando os reparos na cobertura da Concha e o Domingo na Concha desta semana está garantido; polícia já está investigando o caso para encontrar os responsáveis pelo ato de vandalismo
 
A equipe da Fundação Cultural de Uberaba foi surpreendida na manhã desta quinta-feira (16) com a notícia de que a lona da Concha Acústica foi literalmente arrancada. Possivelmente os vândalos usaram um estilete e foram retirando as braçadeiras que seguravam a lona junto à estrutura, e na manhã desta quinta-feira, por volta de 8h30, a lona voou. A presidente da Fundação, Sumayra Oliveira, esteve no local para verificar a situação.


Segundo uma vizinha, às 8h10 ela saiu na rua e a estrutura estava normal. Em seguida ouviu um barulho e a lona tinha se soltado. A suspeita é que usaram um estilete para arrancar as braçadeiras que seguravam a lona. À medida que estas pessoas passavam pela praça, arrancavam os suportes. Devido ao forte vento na manhã desta quinta-feira, as braçadeiras que ainda restavam, foram puxadas e a lona voou.


Segundo o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), “em tese, os vândalos teriam utilizado estilete para efetuares três cortes na lona, bem como cortar diversas presilhas (cerca de 200), que prendiam a lona na estrutura metálica, que ficou totalmente exposta sobre a construção de alvenaria da Concha”. Além disso, o Reds espera que “ação delituosa” possa ter sido registrada pela câmara do Olho Vivo. A equipe do Centro Operacional da Polícia Militar (Copom) já está revisando as cenas para investigação. 


A estrutura de alumínio não foi danificada. A Fundação Cultural contratou uma empresa para recolocar a lona e para restaurar os lugares na cobertura que foram cortados com estilete. Isso para que o Domingo na Concha, do dia 19, com o cantor Leo Palhares e o Trio Façuá, seja realizado.  “Já estamos arrumando tudo para domingo. O show não vai parar”, desabafa Sumayra.


A presidente da Fundação também conclama a população e os artistas para comparecerem à Concha no domingo, quando será dado um abraço simbólico no espaço durante os shows.  


Assim que soube do acontecido, Sumayra colocou seu desabafo na rede social; “Hoje escrevo com profunda tristeza. Nesta amanhã, recebemos a notícia que a lona da Concha Acústica foi literalmente arrancada. Aos poucos e usando um estilete foram tirando as abraçadeiras que seguravam a lona junto à estrutura e nesta manhã ela voou. Não sei o que pensar de gente que faz essas coisas. Quanto ódio do povo feliz! Quanto ódio aos artistas que lá se apresentam! Quanto ódio de nossa cidade!


Gostaria de pedir a todos que gostam da Concha que nos ajude a cuidar. Se você passou por lá e viu alguma coisa, ligue para a polícia e denuncie. Depredação de patrimônio público é crime. Estamos buscando imagens do Olho Vivo e das câmeras residenciais do entorno. Logo vamos identificar os vândalos. E quero dar um recado aos marginais: Já estamos arrumando tudo para domingo. O show não vai parar!


E neste domingo, vamos todos na Concha dar um abraço em resposta aos marginais que odeiam a nossa Concha Acústica. Ela merece ser abraçada por nós”, desabafou Sumayra.


“Isso é uma demonstração de que muitas pessoas não sabem ser cidadãos, não respeitam o trabalho das outras, a educação e a cultura. Estamos longe de uma sociedade justa e harmônica. O poder público cumpre o seu papel e estimula a interatividade, mas as pessoas destroem os bens públicos. Esse ato de vandalismo é contra a própria pessoa e contra a população, já que a Concha é do povo. A população que é dona desse espaço, que é aberto a atividades para pessoas de qualquer idade, credo, raça. O que ocorreu na praça é de uma profunda ignorância. Peço para quem tiver alguma informação, procurar a PM, já que de se trata de um crime contra o patrimônio público. A Concha foi reinaugurada a pouco mais de um mês e um fato desse é inconcebível”, observa Sumayra. Reinauguração – No dia 29 de junho deste ano, a Concha Acústica foi fechada para revitalização. Foram trocadas as portas dos banheiros, colocadas portas no camarim, espelho, instalada pia com coluna, colocado revestimento na parede e piso nos banheiros, pintura nos bancos e na parte interna, colocados holofotes para iluminar o palco e a plateia, e trocada toda a fiação elétrica.


Também foram colocados alambrados metálicos tubo e tela eletro soldada, revestida na cor verde para garantir mais segurança ao público. A Fundação colocou, ainda, estrutura em box truss em alumínio para palco, com cobertura semelhante a de palco space para dar mais comodidade aos artistas. Na arquibancada foram colocadas três tendas para dar comodidade e maior tranquilidade para a população.


A reinauguração da Concha Acústica foi dia 31 de agosto com dois grandes shows que ficaram na história cultural de Uberaba. A banda uberabense Banzai acompanhou Kiko Zambianchi e a também uberabense banda Os Baltazares acompanhou Tico Santa Cruz. Foi uma forma de a Fundação Cultural prestigiar os artistas uberabenses.  Vale lembrar que a Concha se consolidou como espaço cultural e os eventos, que se consolidaram, como o Domingo na Concha e Seresta na Concha, irão continuar.  

Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar