WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

14/10/2014 - Fundação Cultural traz o projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques

Uberaba recebe nessa quinta-feira (16), o projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques. O “Dandô” é uma caravana musical, idealizada pela cantora Kátya Teixeira, e teve início em 2013, com shows em cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais. Em 2014, novas localidades de várias regiões do país estão sendo incluídas na programação. Em Uberaba o projeto chega  numa parceria da Fundação Cultural de Uberaba.

O projeto tem, em seu nome, uma homenagem ao cantor uberabense Dércio Marques, falecido em 2012. Dércio foi um dos cantadores que mais fez pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo de mídia de massa, unindo artistas de toda parte, de várias gerações, estilos, culturas. O principal objetivo do Dandô é promover uma grande circulação de música por todo o país, com artistas de regiões diversas criando um intercâmbio e gerando novas plateias. Cada artista que integra o projeto sai de sua cidade natal para se apresentar nos pontos que fazem parte do circuito, seguindo um calendário anual de shows de março a dezembro. Atualmente são cerca de 70 pontos cadastrados.

Essa caravana é contínua, assim, após o primeiro grupo de artistas ter circulado pelos pontos do circuito, um novo grupo inicia a trajetória. O Dandô traz um formato especial de apresentação com duração aproximada de duas horas. Cada show tem aproximadamente 1h30 de duração e conta com a presença de um artista local, chamado de anfitrião do evento, e de um músico convidado, que é o artista que está em circulação. Os dois se apresentam juntos ao final do espetáculo e batem papo com a plateia durante 30 minutos.

Em Uberaba, o projeto será realizado pela Fundação Cultural, com Katya Teixeira e participação especial de Marcelo Taynara.  O projeto será realizado durante o TEU Show, nesta quinta-feira (16), no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), às 19h, com entrada gratuita.

Dândo – A razão do nome “Dandô” se refere a um trecho da canção “Canto dos ipês amarelos” (letra de João Bá, musicado por Klécius Albuquerque e gravado por Dércio Marques e Guru Martins). A palavra é uma corruptela do verbo andar, no linguajar dos pretos velhos.

(...) Ô dandei../ Olha o vento que brinca de dandar/ Ele vem pra levar as/ andorinhas/ E quem sabe a canção pra uma janela/ Saciar o ipê que se formou/ E roubar suas flores amarelas (...).

De acordo com Katya Teixeira, esse é o sentido do projeto: fazer os artistas “dandar” e se apresentar em diferentes regiões, circulando como o vento pelo país.

Kátya Teixeira é cantora, compositora e pesquisadora da cultura popular brasileira e traz em seu trabalho musical o resultado de suas andanças pelo Brasil, garimpando saberes e sonoridades que incorpora em suas composições, fazendo reverência aos mestres populares e às manifestações culturais autênticas do nosso país.

Com três CDs gravados e inúmeras participações em gravações e shows de artistas consagrados da MPB, ela foi indicada pela segunda vez ao Prêmio da Música Brasileira, em sua 23º edição, concorrendo como melhor cantora regional e Troféu Catavento 2012 de Solano Ribeiro – Rádio Cultura/SP.

Jornalista Maria das Graças Salvador  (Comunicação PMU/FCU)

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar