WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/10/2014 - TEU recebe espetáculo “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”

O Teatro Experimental de Uberaba (TEU) será palco, neste sábado, 4, do espetáculo “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. A peça é baseada na obra homônima de Jorge Amado e conta a história de um gato que se apaixona por uma andorinha em um mundo onde gatos se casam com gatas e andorinhas com aves.  A peça estava programada para acontecer no mês passado, porém um dos atores ficou doente e a encenação foi transferida para este sábado no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), às 19h.  


Sinopse - O temperamento do Gato Malhado não era nada bom. Bastava aparecer no parque para todos fugirem às pressas. E ele não se importava mesmo com os outros e ia tocando a vida com a indiferença habitual. Até que, chegada certa primavera, o gato nota que a andorinha Sinhá não tem receio algum dele.  Isso foi suficiente para que dali nascesse amizade dos dois, que se aprofunda com o tempo. No outono, os bichos já viam o gato com outros olhos, achando que talvez ele não fosse tão ruim e perigoso, uma vez que passara toda a primavera e o verão sem aprontar. Durante esse tempo até soneto o gato escreveu. E confessou à Andorinha: "Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo". Mas o amor entre os dois é proibido, não só porque o gato é visto com desconfiança, mas também porque a Andorinha está prometida ao Rouxinol.


Jorge Amado colheu a história desse amor impossível de uma trova do poeta Estêvão da Escuna, que a costumava recitar no Mercado das Sete Portas, em Salvador, e a colocou no papel com o tom fabular dos contos infanto-juvenis em 1948, quando vivia em Paris. Não era uma história para ser publicada em livro, mas um presente para o filho, João Jorge, que completava um ano de idade. Guardado entre as coisas do menino, o texto só foi reencontrado em 1976. João Jorge entregou então a narrativa a Carybé, que ilustrou as páginas datilografadas. Jorge Amado deu-se por vencido: o livro foi publicado no mesmo ano.


O texto foi adaptado mais tarde para teatro e balé. É este espetáculo será apresentado neste sábado, em uma peça teatral que aborda, de maneira lúdica e musical, questões importantes de nossa sociedade, como o preconceito, que aparece no cotidiano das mais diversas formas, muitas vezes, sem ser percebido. Neste sábado, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), às 19h, com entrada gratuita e classificação livre.


Jornalista Maria das Graças Salvador 
Comunicação FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar