WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

27/09/2014 - Aos Mestres com Carinho homenageia Assis Valente

“Aos Mestres com Carinho”, do mês de setembro, homenageia um dos mais originais compositores brasileiros de todos os tempos, Assis Valente. O projeto é coordenado por Fausto Reis e acontece no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), a partir das 20h30 desta segunda-feira, 29, com entrada franca.

Valente foi um dos compositores que mais retrataram em suas canções a brasilidade, aproveitando para fazer crônicas alegres, com críticas leves aos acontecimentos da época. Criticava a influência estrangeira na cultura nacional como, por exemplo, nos sambas "Good Bye Boy" e "Tem Francesa no Morro", nos quais se utiliza de expressões das duas línguas para fazer uma sátira.

Sua primeira composição foi feita em 1932, o samba "Tem Francesa no Morro", logo gravado pela cantora Aracy Cortes. Mas foi na voz de Carmen Miranda que suas canções ficaram conhecidas. Depois de ver o show da cantora, Assis Valente não sossegou enquanto não se aproximou da estrela. Especialmente para ela, compôs, ainda em 1932, o samba "Good Bye, Boy", que virou sucesso.

A década de 30 foi marcada por intensa produção musical. Carmen Miranda gravou nesse período "Etc", "Tão Grande, Tão Bobo", "Lulu", "Sapateia no Chão", "Minha Embaixada Chegou", "Recadinho de Papai Noel", "Por Causa de Você, Ioiô", entre outras. Foram ao todo 25 músicas na voz de Carmen.

Aurora Miranda, Moreira da Silva, Francisco Alves, Bando da Lua, Elza Cabral, Irmãs Pagãs, Almirante, Mário Reis, Sônia Carvalho, Orlando Silva e Carlos Galhardo também incluíram Valente em seus repertórios. Galhardo foi o primeiro a gravar "Boas Festas", música natalina popularizada no Brasil pelos versos "Eu pensei que fosse filho de Papai Noel".

Em 1940, o compositor deixou para a música brasileira aquela que viria ser uma de suas obras mais importantes, "Brasil Pandeiro", e sua marca definitiva no estilo samba-exaltação, criado por Ary Barroso para enaltecer as belezas do país e o valor do povo brasileiro. Carmen Miranda, logo que voltou dos Estados Unidos, se negou a gravar a música composta especialmente pra ela. O grupo Anjos do Inferno se encarregou do feito, transformando-a em sucesso.

Em 1941, logo após o casamento com Nadili da Silva Santos, um fato que marcou a vida do compositor foi à tentativa de suicídio, se jogando do Corcovado. Conseguiu sobreviver. A experiência lhe rendeu o samba "Fez Bobagem". Na década seguinte, sua obra começou a cair no esquecimento. Sua última composição, "Boneca de Pano", data de 1950, foi gravada pelo conjunto Quatro Ases e Um Coringa. Em 1956, a cantora Marlene tentou fazer um resgate de suas músicas com o disco "Marlene Apresenta Sucessos de Assis Valente".

Dois anos depois, com 50 anos, o compositor acabou com a própria vida tomando veneno. Ao todo, foram 150 composições. Entre elas, clássicos do cancioneiro brasileiro, como "Cai, Cai Balão" "Camisa Listrada" e "Boas Festas". E é sua obra que Fausto Reis irá mostrar nesta segunda-feira, 29, no Aos Mestres com Carinho.

 

Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar