WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/09/2014 - Fundação Cultural celebra Dia Nacional do Teatro e seleciona grupos para apresentações

A Fundação Cultural de Uberaba está selecionando grupos para participar da comemoração do Dia Nacional do Teatro, dia 19, na Concha Acústica; selecionados receberão ajuda de custo de R$ 2.200,00 e os grupos podem se inscrever até segunda-feira, dia 15.  

Os grupos de teatro cadastrados no site da Fundação Cultural de Uberaba (culturauberaba.com.br) têm até esta segunda-feira, às 23h59, para enviar propostas de participação nas comemorações ao Dia Nacional do Teatro,  celebrado dia 19 de setembro. O endereço eletrônico é imprensa.fcu@gmail.com Os grupos que ainda não são cadastrados podem acessar o site da Fundação Cultural e efetuar o processo. culturauberaba.com.br

 

Serão selecionados os trabalhos que preferencialmente façam alusão à história das artes cênicas, não sendo condição eliminatória. Aos grupos interessados em participar, basta manifestar interesse por e-mail e colar o link de sua página, do site da Fundação Cultural, onde deverá constar uma amostra em vídeo ou fotos da apresentação proposta a este convite. 

É importante ressaltar que no e-mail deverá constar o nome do trabalho como está na página de cadastro. Os selecionados receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 2.200,00 para arcar com os custos de sua apresentação. Os grupos selecionados irão se apresentar no dia 19 de setembro, a partir das 19h, na Praça Concha Acústica.

Vale lembrar que o Dia Nacional do Teatro é comemorado no Brasil no dia 19 de setembro, porém o Dia Mundial do teatro é no dia 27 de março. Não existe registro histórico para a origem da data brasileira, enquanto o Dia Mundial foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.  

As primeiras peças de teatro foram encenadas na Grécia Antiga e eram apresentadas ao ar livre. Ao longo do tempo passaram a ser apresentadas em locais próprios, com isso surgiram os teatros. No início, somente os homens eram atores, interpretando, inclusive, papeis femininos. Somente no século XVII, na Inglaterra e França, as mulheres começaram a participar das peças.

Hoje existem diversos gêneros teatrais, entre eles, comédia, drama, tragédia, tragicomédia, de fantoches, musical e ópera. O teatro é uma importante manifestação artística e auxilia na formação cultural e intelectual do público. A intenção da Fundação Cultural é repetir o mesmo sucesso da comemoração no ano passado e fazer com que todos tenham acesso ao teatro e à cultura em geral, levando eventos como este a locais públicos e gratuitos.

 Jornalista Maria das Graças Salvador (Comunicação FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar