WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

04/09/2014 - Orquestra Viola de Ouro comemora 200 apresentações com festa

Fundação Cultural celebra 200 apresentações da Orquestra Viola de Ouro nos últimos oito anos

 

A Orquestra Viola de Ouro -- da Fundação Cultural de Uberaba -- comemora neste sábado (6), as 200 apresentações do grupo sob o comando do maestro José Nicodemos da Silva Oliveira. Nicodemos é o regente da orquestra desde o dia 2 de outubro de 2006 e estas 200 apresentações foram feitas nos últimos oito anos. O evento acontece na Casa da Cultura – Fundação Cultural, a partir das 19h. Além da Orquestra Viola de Ouro irão tocar no evento alunos da Escola de Viola Gaspar Correa, apresentação de uma Folia de Reis e de um grupo de Catira. Também cinco duplas que nasceram dentro da Escola de Viola, com alunos que fazem parte da Orquestra irão se apresentar.

Vale lembrar que a Escola Gaspar Correa, que “sustenta” a Orquestra Viola de Ouro, ou seja, a Orquestra nasceu dentro da Escola. A Escola de Viola Gaspar Correa, da Fundação Cultural de Uberaba, foi criada em 1987. Atualmente, são 60 alunos matriculados. Seu primeiro professor foi Claudionor Silveira e as aulas funcionavam na primeira sede da Fundação Cultural, na Rua Segismundo Mendes.

O nome de Gaspar Correa para a escola foi sugerido pelo conselheiro Gilberto Rezende em homenagem ao violeiro, que faleceu naquele ano. O segundo professor foi o delegado regional da Ordem dos Músicos, José Romano, que foi substituído por Nicodemos, que continua à frente da escola até hoje. Na Escola de Viola, Nicodemos criou a Orquestra Viola de Ouro. A Escola e a Orquestra são mantidas pela Fundação Cultural.

“A Escola Gaspar Correa está completando 27 anos e eu oito anos no projeto. Estamos completando 200 apresentações e é motivo de comemoração. Convidamos todos a celebrar conosco”, diz Nicodemos.

As aulas dos alunos da Escola Gaspar Correa com aulas ministradas por Nicodemos são realizadas nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, enquanto os ensaios da Orquestra de Viola às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, no Palacete dos Borges. As atividades são abertas ao público.


Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar