WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

23/08/2014 - Seminário de Pesquisa em Patrimônio Imaterial atrai mais de 15 cidades da região

O curso é gratuito e os participantes com frequência mínima de 75% receberão certificado

 

O curso de Metodologia de Pesquisa em Patrimônio Imaterial, com foco no inventário das Folias de Reis, será promovido nos dias 26, 27 e 28 deste mês e tem gerado interesse de equipes de Patrimônio Histórico e Cultural da região. Com mais de 80 inscrições até o momento, o curso já tem inscritos de Sacramento, Perdizes, Conceição das Alagoas, Araguari, Frutal, Ituiutaba, Araxá, Nova Ponte, Patos de Minas, entre outras.

Os interessados ainda podem se inscrever até o dia 25 (segunda-feira) pelo e-mail do Conphau, no endereço conphau@gmail.com, enviando nome completo, e-mail e instituição.

O curso é uma promoção da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural de Uberaba e do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), com apoio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). As aulas serão ministradas no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), das 9h às 12h e das 14h às 17h, de 26 a 28 deste mês.

O responsável pelas aulas é o gerente de Patrimônio Imaterial do Iepha-MG, Luís Gustavo Molinari Mundim. Ele vai abordar questões teóricas e práticas relacionadas aos processos de pesquisa do patrimônio cultural imaterial, especialmente na metodologia desenvolvida e adotada pelo Iepha/MG em seus processos de reconhecimento dos bens culturais.

Podem participar foliões, agentes culturais, professores e pedagogos, estudantes de história, jornalismo, pedagogia, escritores, pesquisadores e demais profissionais que trabalham com patrimônio histórico em Uberaba e região, bem como todos os que têm interesse na cultura popular. Os participantes com frequência mínima de 75% receberão certificado.

A partir desse curso será iniciado o processo de pesquisa para as Folias de Reis de Uberaba e região. O objetivo é elaborar um dossiê de registro e enviá-lo ao Iepha. Esse será um projeto polo e por meio dele o estado de Minas Gerais lançará a catalogação de registro das Folias de Reis do estado, realizando um mapeamento de todas as companhias.

 

Luiza Carvalho de Oliveira – Estagiária de Jornalismo

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar