WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

23/08/2014 - “Novos Bambas” homenageia Paulo César Pinheiro no projeto Aos Mestres com Carinho

O compositor Paulo César Pinheiro é o homenageado deste mês no projeto Aos Mestres com Carinho, que homenageia grandes nomes do samba e vem sendo mantido pela Fundação Cultural. O projeto já reverenciou Cartola, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Paulinho da Viola, João Nogueira e outros no palco do Teatro Experimental de Uberaba (TEU) em quase três anos de shows muito bem recebidos pelo público uberabense.

Nessa segunda-feira (25), às 20h30, no TEU, o grupo “Novos Bambas”, formado pelos músicos Fausto Reis (cavaquinho e direção musical), Carlos Giovanny (violão e voz), Moacir Neto (pandeiro) e Carlos Humberto "Boi" (percussão geral), irá homenagear Paulo César Pinheiro. O grupo surgiu com o intuito de divulgar e preservar o autêntico samba de raiz e fazer adaptações de clássicos da MPB ao ritmo de samba.

Carioca da gema, compositor precoce, genial letrista, escritor, poeta e dramaturgo, Paulo César Pinheiro é autor de mais de 2.000 músicas gravadas pelos grandes nomes da MPB. Parceiro de Pixinguinha, Baden Powell, Tom Jobim, Edu Lobo, Francis Hime, João de Aquino, Dori Caymmi, Ivan Lins, Mauro Duarte, João Nogueira, Eduardo Gudin, Guinga, Toquinho, Sergio Santos, Lenine, entre outros. Paulo César é vencedor de festivais e de prêmios de grande relevância, compositor de trilhas feitas para teatro, cinema, televisão.  Produziu também trabalhos dedicados ao público infantil.

Paulo César Pinheiro nasceu em 28 de abril de 1949. Iniciou sua carreira de poeta ainda menino. Aos 14 anos, compôs com João de Aquino a música “Viagem”, que foi gravada por inúmeros intérpretes. Aos 16 anos, teve início sua parceria com um dos melhores violonistas brasileiros, Baden Powell, e também com o maior expoente da MPB, Tom Jobim.

Sua canção “Lapinha”, composta com Baden Powell, interpretada por Elis Regina, foi classificada em primeiro lugar em 1968 na I Bienal do Samba da TV Record, na qual concorreu com várias feras, como Cartola, Nelson Cavaquinho, Pixinguinha, Chico Buarque e outros. Paulinho, como é carinhosamente chamado pelas pessoas mais próximas, tinha apenas 18 anos ao faturar esse primeiro prêmio.

Suas principais intérpretes no início de carreira foram Elis Regina, Elizeth Cardoso (conhecida como A Divina) e Clara Nunes, com quem foi casado por oito anos, até a trágica morte da cantora.

Até hoje, Paulo César Pinheiro foi gravado por mais de 500 intérpretes e tem mais de duas mil músicas registradas em discos. Paulinho é considerado o letrista mais importante do Brasil por uma série de fatores: sua vasta obra, que é de uma qualidade que só os grandes mestres possuem; suas músicas, que foram gravadas por importantes intérpretes do Brasil; seus parceiros, que são o time titular da seleção de craques da MPB.

 

Jornalista Maria das Graças Salvador 

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar