WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

06/08/2014 - Abertas inscrições para Capacitação em Processos de Pesquisa do Patrimônio Cultural Imaterial: o inventário das Folias

Curso é oferecido neste mês pela Fundação Cultural, Conphau e apoio do Iepha/MG

 
Estão abertas até o dia 25 as inscrições para participar do curso de Metodologia de Pesquisa em Patrimônio Imaterial, em especial Folia de Reis, que será realizado dos dias 26 a 28 deste mês, no Teatro Experimental de Uberaba, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O curso é uma realização da Fundação Cultural de Uberaba, do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), com apoio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG).


As inscrições já podem ser realizadas até o próximo dia 25 pelo e-mail do Conphau, no endereço conphau@gmail.com ou pessoalmente, no Conselho, que fica na Praça Rui Barbosa, 356, das 8 às 11h30 e das 13h às 18h. O curso vai tratar de questões teóricas e práticas relacionadas aos processos de pesquisa do patrimônio cultural imaterial, especialmente na metodologia desenvolvida e adotada pelo Iepha/MG em seus processos de reconhecimento dos bens culturais imateriais.


A divisão dos conteúdos segue as etapas de pesquisa, cujo objetivo é promover a capacitação técnica dos participantes na identificação dos bens culturais de natureza imaterial, articulação com os detentores do saber e outros participantes da pesquisa, levantamento das referências culturais, elaboração de mapas de percepção, história oral, inventário de bens culturais, dossiê de registro e Plano de Salvaguarda.


Podem participar do curso foliões, agentes culturais, estudantes de história, jornalismo, pedagogia, professores e pedagogos, escritores, pesquisadores, pessoas que trabalham na área do patrimônio histórico de Uberaba e região, enfim, todos aqueles que têm interesse na cultura popular. 


Segundo a coordenadora do Conphau, Maria Aparecida Manzan, a partir do curso será iniciado o processo de pesquisa para as Folias de Reis de Uberaba e região. O objetivo é elaborar um dossiê de registro e enviar ao Iepha.  Esse será um projeto polo e por meio dele. o Estado de Minas Gerais irá lançar a catalogação de registro das Folias de Reis do Estado, realizando um mapeamento de todas as companhias. 
 
Carga horária e temas tratados 
O curso de Capacitação em Processos de Pesquisa do Patrimônio Cultural Imaterial: O inventário das Folias será ministrado pelo gerente de Patrimônio Imaterial do Iepha/MG, Luís Gustavo Molinari Mundim e terá carga horária de 24 horas.


O curso inicia com introdução sobre patrimônio imaterial e debate temas como desafios no reconhecimento do patrimônio imaterial; histórico da proteção do patrimônio imaterial; identificação dos detentores do saber; processos de legitimação e mobilização (anuência dos interessados); elaboração de projeto base; parcerias e termos de cooperação. Outro tema será Referências Culturais, debatendo mapas de percepção; seleção dos arquivos; levantamento das referências culturais; identificação e classificação e análise e usos do material coletado.


No segundo dia do curso o tema será inventário, debatendo o Inventário de Proteção ao Acervo Cultural de Minas Gerais (IPAC/MG) – patrimônio imaterial; critérios para a seleção dos bens inventariados; prévia das categorias e modelo de fichas; elaboração de roteiro de entrevista (áudio e vídeo); organização e classificação do material coletado (pastas, fotos; vídeos; entrevistas; transcrições; fichamentos); parecer sobre pertinência do registro; dossiê de Registro e Plano de Salvaguarda.


No último dia do curso o debate será sobre Dossiê de Registro de patrimônio imaterial: a proteção por meio do Registro; estruturação do dossiê; Plano de Salvaguarda. Todos os dias será realizado trabalho prático em grupo com elaboração de mapas de percepção em relação à Folia de Reis; identificação de fontes em diferentes suportes (áudio, vídeo, teses, publicações seriadas...); identificação dos bens culturais a serem inventariados; preenchimento das Fichas de Inventário IPAC/MG – Patrimônio Imaterial; estruturação do dossiê de registro e elaboração do Plano de Salvaguarda e Comitê Gestor. Ao final será feito um parecer final do curso. Os participantes com frequência mínima de 75% receberão certificado emitido pelo Iepha.
 
Jornalista Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU – 05.08.2014

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar