WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

02/08/2014 - Fundação Cultural comemora Dia do Capoeirista na Praça do Quartel

A capoeira é uma expressão cultural legitimamente brasileira que mistura de dança, esporte, artes marciais e música e será celebrada neste domingo pela Fundação Cultural

 

Para comemorar o Dia do Capoeirista, celebrado em 3 de agosto, a Fundação Cultural de Uberaba realiza, neste domingo, apresentações na praça Magalhães Pinto (praça do Quartel) que serão iniciadas com a puxada de rede pelo professor Valente.

Em seguida haverá roda de capoeira com o Centro Cultural de Capoeira Águia Branca, com o mestre Puma, mestre Barata, mestre Cobrinha, grão mestre Corisco.  O grupo da Associação de Capoeira Areia Branca (Ascab) e o grupo Uberaba Brasil, do professor Tubarão, irão se apresentar. Em vários bairros onde existe sede de grupos de capoeira também ocorrem comemorações durante todo o dia.

O dia do Capoeirista é celebrado em 3 de agosto, pois foi nessa data que o governo do estado de São Paulo criou a Lei nº 4.649, de 1985, que institui o Dia do Capoeirista a ser comemorado anualmente, neste dia. A capoeira é uma expressão cultural legitimamente brasileira que mistura de dança, esporte, artes marciais e música. Ela foi criada pelos escravos e depois se espalhou pelo Brasil e pelo Mundo. Hoje estima que oito milhões de pessoas pratiquem capoeira no mundo, sendo seis milhões no Brasil.

Capoeiristas comemoram a data, que é marcada por muitas conquistas. Desde a extinção do decreto 487, quando a prática da capoeira era contravenção e crime, pelo então presidente da República Getúlio Vargas, a capoeira não foi a mesma. A partir daí uma série de acontecimentos fizeram a capoeira alcançar novos horizontes. O Brasil é o berço do nascimento da capoeira. Existem academias e representantes dos mais diversos grupos, seja capoeira angola, regional ou então a “contemporânea” espalhada pelo mundo. A excelência do jogo e da técnica da capoeira não é mais um privilégio do brasileiro e facilmente podem-se ver estrangeiros jogando, cantando, ensinando e conversando de uma forma a deixar os mestres e capoeiristas brasileiros orgulhosos.

 

Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar