WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

23/07/2014 - Novo site da Fundação Cultural representa revolução digital

Novo site da Fundação Cultural de Uberaba já está no ar e traz grandes inovações, como a página dos artistas; Juliana Gomes e José Eduardo, padrinhos do novo site se emocionaram e disseram que ele representa valorização e apoio à cultura

Revolução tecnológica cultural já está no ar. Isto é o que se pode dizer do novo site da Fundação Cultural, lançado oficialmente na noite de segunda-feira (21), na sede da autarquia. O novo portal digital da Fundação Cultural de Uberaba é uma das melhores plataformas de cultura do país e tem interface leve, moderna e interativa. Com fácil navegação, o site proporciona uma experiência de qualidade em qualquer dispositivo. Seja no computador, tablet ou mesmo no smartphone, a plataforma se adapta automaticamente, facilitando a leitura. O novo site tem muita interatividade e mostra as ações da Fundação Cultural, por meio de notícias, agendas e históricos. Conta ainda com espaços que irão levar a cultura de Uberaba para todo o mundo.

Para marcar o lançamento do novo portal, a Fundação Cultural realizou um coquetel, onde estiveram presentes autoridades, artistas, imprensa e dezenas de uberabenses que prestigiaram esta nova fase da fundação. O clique inicial foi dado pelos padrinhos do site: a cantora Juliana Gomes, que participou do The Voice Brasil e lançou recentemente seu primeiro CD, e o artesão José Eduardo. A sua obra está espalhada por todo o mundo, em especial por ter sido o único artesão do Triângulo Mineiro escolhido para levar seu trabalho à Copa do Mundo. Também participaram do primeiro clique a primeira dama Heloísa Piau e a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira. O quarteto colocou o site no ar simbolicamente, oficializando o lançamento da plataforma.

O diretor da empresa que desenvolveu a plataforma, a T4R, Alberto Goulart, fez a apresentação do novo site. Ele explicou que antes de iniciar o trabalho estudou todos os portais de cultura do país e que a T4R desenvolveu para a Fundação Cultural o que existe de mais moderno. É uma grande inovação tecnológica, que permitirá o acesso em qualquer tipo de dispositivo, possibilitando que o público tenha a mesma qualidade de leitura acessando no computador, no tablet ou no smartphone. Os conteúdos do site também poderão ser compartilhados para qualquer rede social, de maneira mais ágil e fácil.

A presidente da Fundação Cultural lembrou que o site anterior estava aquém das necessidades da cultura e decidiu colocar o modelo mais avançado em termos de tecnologia e uma verdadeira revolução digital.

“Estamos tratando aqui da união do cultural com o digital e é muito importante na criação, distribuição e divulgação das informações nos dias de hoje. Com o acesso instantâneo a todo tipo de informação, é possível compartilhar experiências e participar da construção do conhecimento através da internet, comunicar-se com pessoas de qualquer lugar do mundo. Isso possibilita a interatividade, a interferência e a colaboração com a produção cultural, gerando uma nova forma de comunicação e aprendizado. Estamos definitivamente colocando o nosso patrimônio cultural humano, que são os artistas, em uma vitrine para o mundo”, observa Sumayra Oliveira.

A cantora Juliana Gomes disse que a nova plataforma é uma realização importante da Fundação Cultural e da Prefeitura de Uberaba, por valorizar os artistas e a arte do município. Disse que como musicista tem viajado por todo o país e sabe o quanto é importante este novo espaço para colocar seu trabalho e ter amplitude nacional. “A Fundação está valorizando a cultura e proporcionando ao artista um novo momento. Uberaba é um celeiro de grandes artistas que têm feito importante trabalho em todo o país e a fundação vem valorizar nossos artistas”, disse.

Para o artesão José Eduardo o novo site demonstra valorização e apoio a seu trabalho e a de todos os artistas de diferentes áreas. “Apesar de nossa cidade ser reconhecida pelo Zebu e por Peirópolis, o novo portal abrirá muitos espaços aos olhos do mundo”, observou.

Portal – A nova plataforma é a mais moderna existente no mercado de tecnologia. Tanto que nos próximos cinco anos não serão necessárias mudanças no layout, somente acrescentar ícones se for preciso.
O novo site traz histórico da Fundação Cultural, do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba e os bens móveis, imóveis e imateriais tombados, inventariados e registrados em Uberaba, dos equipamentos, museus, projetos e programas, das manifestações culturais, pontos de cultural. A agenda cultural vem de uma forma mais dinâmica, com os eventos novos em destaque e os anteriores sendo arquivados, ganhando mais produtividade e ajudando na visualização. Tudo isso automaticamente. E a agenda também pode ser pesquisada por eventos, datas e categorias. Foi criada uma área de vídeo que pode ser vista em toda a tela de projeção e fica em destaque na página inicial.

Inovação para os artistas - Uma das maiores novidades do novo espaço virtual e o grande diferencial é para os artistas. Eles poderão se cadastrar e criar suas próprias páginas dentro do site, de forma fácil e objetiva, o que não exige nenhum conhecimento técnico para criar conteúdo. Os artistas deverão criar um cadastro com usuário e senha, assinar um termo de responsabilidade e com isso irá conseguir criar e atualizar sua página usando um link para a Fundação Cultural e direcionando seu domínio. Na página, os artistas poderão colocar seu histórico, agendas, fotos, vídeos. Tudo muito simples e em uma única página para divulgar os talentos uberabenses e dar visibilidade. É a Prefeitura de Uberaba e a Fundação Cultural pensando grande para oferecer o melhor ao uberabense e a todas as partes do mundo.

O novo site da Fundação Cultural pode ser acessado no www.culturauberaba.com.br 

Jornalista Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU – 22.07.2014

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar