WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

21/07/2014 - “Causos e Violas das Gerais” acontece neste sábado, na praça d’Abadia

Parceria entre Fundação Cultural e Sesc traz a Uberaba neste sábado evento que  resgata as figuras do contador de causos e do tocador de viola, ícones da cultura mineira

 

A Prefeitura de Uberaba, por iniciativa da Fundação Cultural de Uberaba, traz ao uberabense neste sábado (19), o projeto “Causos e Violas das Gerais”, do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc Minas). A entrada é gratuita e o público poderá apreciar, a partir das 21h, na praça D’Abadia, os “causos” de Gonzaga Medeiros e a música de viola de Chico Lobo e banda e Joaci Ornelas.

“Causos e Violas das Gerais” é itinerante e em Uberaba acontece na Praça D’Abadia, onde o palco já está montado para receber mais este evento da cultura popular brasileira que tem o objetivo de preservar, difundir e valorizar duas expressivas manifestações culturais do estado, que são as modas de viola e os causos mineiros.

Chico Lobo é considerado um dos mais ativos violeiros da música regional brasileira e seus espetáculos são marcados pelas canções tradicionais de folias, congados, catiras, as modas de viola e as raízes da música caipira. Chico Lobo usa a viola caipira de 10 cordas para interpretar seu repertório influenciado pelas canções típicas da cultura brasileira. Ele ainda conta histórias da sua carreira e dos lugares por onde passou em forma dos tradicionais "causos", relatados com a simplicidade e o bom humor típicos do formato. Em maio, o artista esteve em Uberaba para participar da apresentação do Mambembrincantes e deu o maior show quando tocou “Trenzinho do Caipira”, de Villas Lobos, mostrou porque é referência central da viola mineira, e emocionou a todos na perfeita apresentação de todo o grupo.

Joaci Ornelas é cantador, compositor e instrumentista, que tem a viola ligada a seu trabalho de forma essencial, seja traduzindo peças de musical renascentista e barroca, executando modas, cantigas e batuques de violeiros do interior mineiro ou em suas composições.

Causos e Violas das Gerais busca valorizar e resgatar duas importantes manifestações da cultura mineira: o contador de causos – uma figura lendária, popular e atraente – e o tocador de viola – cancionista que encanta e emociona há muitos e muitos anos.

O evento percorre todo o Estado com uma programação cultural de qualidade e excelente infraestrutura, democratizando o acesso cultural em espaços públicos e valorizando grandes artistas da prosa e da música. Vale lembrar que o espetáculo Causos e Violas das Gerais já conta com mais de 200 edições, com um cenário cuidadosamente preparado ao estilo de uma casa da roça mineira.

Imperdível, no próximo dia 19, das 21h às 23h30, na praça D’Abadia, com entrada gratuita e parceria da Fundação Cultural.

 Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar