WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

18/07/2014 - CEU das Artes será inaugurado neste sábado

 
 Será inaugurado neste sábado, 19, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), na rua Lourival Pedro Couto, no Residencial 2000, às 14h. A inauguração contará com a presença da representante da ministra Marta Suplicy, Cesária Macedo. A gestão do CEU das Artes será compartilhada entre a Fundação Cultural, Secretaria de Esportes e Secretaria de Desenvolvimento Social com previsão de atender três mil pessoas por mês. Entretanto, a coordenação geral do equipamento está sob a tutela da Fundação Cultural.


Além da gestão administrativa e de recursos humanos, a Fundação Cultural se responsabiliza pelas ações socioculturais, como oficinas de teatro, dança, desenho, audiovisual, grafite, capoeira dentre outros. 


Já as secretarias de Desenvolvimento Social e de Esporte e Lazer são responsáveis pelas atividade propostas respectivamentes. As ações de Desenvolvimento Social acontecem no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com atividades de atendimento psicossocial, atendimento individual e coletivo, atuação do Projovem, Bolsa Família, Serviço de Proteção e Atendimento integral à Família (Paif), dentre outros. As ações de esporte como futebol de salão e de campo, vôlei, basquete, skate são de responsabilidade do CEU, através da Secretaria de Esportes.


Vale lembrar que o CEU das Artes é composto pelos Núcleos de Desenvolvimento Social e Cultural e de Esporte e Lazer e pelos Equipamentos e Espaços que potencializam as políticas públicas do município de Uberaba, no tocante a rede de proteção social e os princípios da cidade educadora.


Durante a inauguração haverá apresentação da Roda de Capoeira, Águia Branca e da Escola de Samba Vai Vai - Residencial 2000, às 14h. Às 15h10 haverá atendimento à imprensa e em seguida visita ao Telecentro e Cineteatro. Após a solenidade, também acontece apresentação das crianças do Centro de Socialização do Residencial 2000.


As ações, projetos e programações do CEU das Artes têm por principal finalidade a cultura, o esporte, o lazer, o desenvolvimento social e devem ser voltados para a construção do conhecimento e da cidadania. O CEU integra num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência, e de inclusão digital, para promover a cidadania.


Projeto – O CEU das Artes é um projeto do Governo Federal criado para integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania da comunidade local e é um espaço de formação artística e descobrimento de talentos. O programa é a ampliação do projeto das antigas Praças dos Esportes e da Cultura (PECs) e compõe o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no Eixo Comunidade Cidadã.


O programa é fruto de uma parceria do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e é uma alternativa cultural para pessoas de todas as idades que vão ter oportunidade de ter acesso à cultura, literatura, dança, cinema e teatro, integrando cultura, esporte e lazer.


A obra foi construída com recursos do Governo Federal e da Prefeitura de Uberaba, perfazendo investimentos na ordem de R$ 2.041.950 e abriga dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer, com 3 mil m² de área construída. O CEU das Artes é composto por duas quadras de futsal, uma quadra coberta de vôlei, um campo de futebol, academia, pista de skate, playground e área de caminhada. No bloco cultural terá uma biblioteca, um telecentro com 12 computadores, e salão especialmente construído para aulas de teatro, música e dança.

Jornalista Maria das Graças Salvador
Comunicação PMU/FCU

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar