WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

09/07/2014 - Uberaba recebe “Causos e Violas das Gerais” na praça d’Abadia

O espetáculo “Causos e Violas” busca preservar, difundir e valorizar duas expressivas manifestações culturais de Minas Gerais

 

A Praça D’Abadia recebe no próximo dia 19, das 21h às 23h30, o projeto itinerante “Causos e Violas das Gerais”. O evento é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (SESC), em parceria com a Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural. A entrada é gratuita.

O evento resgata as figuras dos contadores de causos e violeiros, ícones da cultura no interior de Minas Gerais. O público poderá apreciar “causos” de Gonzaga Medeiros e a música de viola de Chico Lobo e banda e Joaci Ornelas.

Chico Lobo é considerado um dos mais ativos violeiros da música regional brasileira. Os seus espetáculos são marcados pelas canções tradicionais de folias, congados, catiras, modas de viola e as raízes da música caipira. Chico Lobo usa a viola de 10 cordas para interpretar seu repertório influenciado pelas canções típicas da cultura brasileira.

Ele ainda conta histórias da sua carreira e dos lugares por onde passou em forma dos tradicionais "causos", relatados com a simplicidade e o bom humor típicos do formato. Em maio, o artista esteve em Uberaba para participar da apresentação do Mambembrincantes e deu o maior show quando tocou “Trenzinho Caipira”, de Villas Lobos. Ele mostrou porque é referência na viola mineira e emocionou a todos na apresentação de todo o grupo.

Joaci Ornelas é cantador, compositor e instrumentista, que tem a viola ligada a seu trabalho de forma essencial, seja traduzindo peças de musical renascentista e barroca, executando modas, cantigas e batuques de violeiros do interior mineiro ou em suas composições.

“Causos e Violas das Gerais” vem valorizar e resgatar duas importantes manifestações da cultura mineira: o contador de causos – uma figura lendária, popular e atraente – e o tocador de viola – cancionista que encanta e emociona há muitos. O evento percorre todo o estado com uma programação cultural de qualidade e excelente infraestrutura, democratizando o acesso cultural em espaços públicos e valorizando grandes artistas da prosa e da música. O  espetáculo Causos e Violas das Gerais já soma mais de 200 edições, com um cenário cuidadosamente preparado ao estilo de uma casa da roça mineira.

Imperdível, no próximo dia 19, das 21h às 23h30, na Praça D’Abadia, com entrada gratuita e parceria da Fundação Cultural.

 

Jornalista Maria das Graças Salvador

Comunicação FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar