WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/06/2014 - Origami, teatro e música marcam o Circuito Cultural Praça Rui Barbosa desta sexta-feira

O Circuito Cultural Praça Rui Barbosa desta sexta-feira (20) tem três apresentações agendadas para animar os presentes. A primeira ação será de artes visuais, às 17h, com o “Dobra-Dobra que vira Origami”. O dobra-dobra será feito pela arte educadora e arteterapeuta Elisa Muniz Barretto de Carvalho, pelo músico Guilherme Carvalho Gomes e pela pedagoga e origamista Maria do Carmo Garcia.

A atividade de artes visuais realizada com papeis, tem como objetivo mostrar um pouco da cultura nipo-brasileira, que é o origami, e propor a interação do público que estará participando do Circuito Cultural. Os organizadores iniciarão contando história de uma lenda japonesa dos “1000 tsurus”, com personagens feitos de dobradura, ou pássaros. Em seguida o público presente poderá confeccionar suas próprias dobraduras.

Vale lembrar que o origami é originário da China, desenvolvida como arte pelos japoneses, que se espalhou pelo mundo. No Brasil é utilizado como prática pedagógica com o nome de dobradura. No dia 18 deste mês é celebrado o dia da imigração japonesa no Brasil, dia que chegou ao país o primeiro navio com japoneses, no porto de Santos, em 1908.

Teatro – Às 17h30 será a vez da “Apresentação Surpresa”, uma ação inesperada vai movimentar a praça Rui Barbosa, pelo Grupo Calça de Jornal. A apresentação de flash mob é caracterizada por uma reunião de pessoas num local, sem aviso prévio para uma reação inusitada, onde apresentam uma ação previamente combinada, causando surpresa, captando a atenção das pessoas em sua rotina para a apresentação de uma mensagem. O grupo Calça de Jornal é formado por artistas, músicos e poetas.

Música – O duo musical formado por Douglas Oliveira, voz e violão, e Bruno Castro, na gaita, faz sua apresentação às 18h30. Amantes do Blues, a parceria traz um repertório que também abrange MPB, Bossa Nova, música Pop, Folk e Rock.

A versatilidade de estilos é a característica mais marcante de Bruno Castro, sem preconceitos musicais ele se aventura por diversos estilos, como música irlandesa, samba, tango, blues, country. Já tocou nas bandas “Jambushed” na Suiça, Bob Shepherd Experience, no Canadá e dividiu o palco com inúmeros músicos norte-americanos.

Já Douglas Oliveira passou por diversas bandas, como Espelho Mágico, Mellotron, Os Kafajestes. Ministrou aulas de violão e guitarra, desenvolveu vários projetos musicais, acústicos e elétricos, ao lado de grandes músicos do Triângulo Mineiro. É guitarrista e vocalista das bandas Big Moffo, Red Dogs, Fat Zeppelin (cover de Led Zeppelin), Pigs on The Wing (Pink Floyd Cover), apresentando também como artista solo. Atualmente está produzindo três discos independentes, seu primeiro solo, outro em parceria com Tito Rios e um disco de rock n’ roll com sua banda Mig Moffo. A união destes dois grandes músicos garante um grande espetáculo.

O Circuito Cultural Praça Rui Barbosa acontece no Coreto da Praça Rui Barbosa, das 17h às 19h30.

 Jornalista Maria das Graças Salvador

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar