WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/06/2014 - Ingressos gratuitos para o Encontro de Catira estão sendo entregues na Fundação Cultural

O Encontro de Catira acontece neste sábado (21), no Teatro Municipal Vera Cruz, às 20h, com intuito de mostrar o documentário “Catira- Uma Tradição de 450 Anos”. O documentário é uma realização da Fundação Cultural de Uberaba. Durante o encontro acontece a apresentação do livro e DVD resultante da pesquisa à empresa Vale Fertilizantes, patrocinadora do projeto. O documentário foi realizado em 30 cidades de seis Estados brasileiros e mostrará a beleza desta dança folclórica.

Também durante o Encontro haverá apresentação de grupos de Catira que participaram do documentário e partes do livro e do DVD serão apresentadas num telão instalado no Teatro Municipal Vera Cruz, para demonstração do trabalho realizado ao público presente. Também será feita a entrega de um livro e DVD para o representando da Vale.

A entrada é gratuita e quem quiser prestigiar o Encontro deve buscar os ingressos, como forma de controle da entrada. Os ingressos estão sendo entregues na Fundação Cultural e também no local do evento. O livro e o DVD serão distribuídos a museus, bibliotecas, escolas, entidades culturais públicas e privadas, imprensa e interessados.

O evento pretende, ainda, divulgar esse rico patrimônio que é a catira, genuinamente brasileiro, contribuindo para sua manutenção e valorização.

O Encontro de Catira rende homenagem a essa alegre dança do folclore brasileiro, também conhecida como cateretê e típica do universo caipira, que tem o ritmo marcado pela batida dos pés e das mãos dos dançarinos. Com influências indígenas, africanas e europeias, tem suas maiores raízes nos estados de Mato Grosso, Goiás e norte de Minas Gerais. A coreografia é executada, geralmente, por homens – boiadeiros e lavradores – e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda. Mas as mulheres participam cada vez mais da dança.

 Jorn. Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar