WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/06/2014 - Lápide de Frei Eugênio será entregue a Uberaba neste domingo

Uberaba resgata neste domingo parte de sua história, com a volta da lápide de Frei Eugênio para o município. A entrega oficial da lápide será feita durante missa em homenagem a Frei Eugênio Maria de Gênova, e entrega oficial da lápide do religioso à Paróquia de Santa Teresinha.

Frei Eugênio realizou extensa obra em Uberaba, além da religiosa. Dentre as inúmeras obras, Frei Eugênio construiu o cemitério São Miguel, o maior da época, casas para a população, a Santa Casa de Misericórdia hoje parte do complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, abriu ruas, iniciou as obras sanitárias em Uberaba, projetou a ponte sobre o rio Grande, no Porto de Ponte Alta, em direção a Uberaba, para ligar São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, a canalização do rio Uberaba para abastecer a cidade, trabalhou pela libertação dos escravos. Pelos seus feitos, ficou conhecido como Padre Mestre.

O prefeito Paulo Piau ficou sabendo pela jornalista Elvia Morais que a lápide original da sepultura do capuchinho Frei Eugênio estava no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de Uberlândia (UFU) e determinou à presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, que resgatasse a pedra, por ser um patrimônio que faz parte da história de Uberaba.

A Fundação buscou a peça, que será instalada neste domingo, após celebração eucarística, na Igreja de Santa Teresinha, quando o prefeito e a presidente da Fundação Cultural farão a entrega oficial da lápide do religioso à paróquia, para ficar junto aos restos mortais de Frei Eugênio, que foi encaminhado para o local em 1965.

A missa será às 19h, na Igreja de Santa Teresinha neste dia 15, data em que completa 143 anos de sua morte.

 Jorn. Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar