WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

28/05/2014 - Filarmônica de Minas Gerais apresenta em Uberaba em junho

Orquestra interpreta obras de Amaral Vieira, Rimsky-Korsakov, Gnattali, Grieg e Saint-Saëns na praça da Abadia

Com apoio da Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta em Uberaba. A apresentação faz parte da turnê estadual da Filarmônica de Minas Gerais e traz importantes nomes da música clássica a Uberaba, no dia 6 de junho, na praça Nossa Senhora da Abadia. De Uberaba a turnê segue para Frutal, onde também se apresenta no dia 7 de junho, na praça da Prefeitura. Todas as apresentações são gratuitas e acontecem às 20h. Esta é a segunda vez que a Orquestra se apresenta em Uberaba. O primeiro concerto foi em 2008, o ano de criação da Filarmônica.

Sob regência do maestro Marcos Arakaki, os músicos executam duas obras brasileiras: a Entrada Festiva, fanfarra composta por Amaral Vieira apenas para instrumentos de metal e tímpano; e a Brasiliana nº 1, de Radamés Gnattali. Também no repertório, três peças populares do repertório universal:  Czar Saltan de Rimsky-Korsakov, a Suíte nº 1 de PeerGynt, de Grieg; e o Bacanal de Sansão e Dalila, de Saint-Saëns.

Vale lembrar que os concertos são apresentados pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas e Algar Telecom por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Fundação Cultural de Uberaba.  

O maestro – Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Bacharel em violino pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), concluiu seu mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts em 2004, sob orientação do maestro Lanfranco Marcelletti. Marcos Arakaki tem conduzido importantes orquestras brasileiras, além de orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia.

Sua trajetória artística é marcada por prêmios como o do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Petrobras Sinfônica em 2001, e I Prêmio Camargo Guarnieri, realizado pelo Festival de Campos do Jordão em 2009. Foi regente titular da Sinfônica da Paraíba e da Sinfônica Brasileira Jovem por quatro temporadas, com grande reconhecimento da crítica especializada e do público. Gravou a trilha sonora do filme Nosso Lar, composta por Philip Glass (2010), à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Marcos Arakaki é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regente titular da Orquestra Sinfônica UFPB e professor visitante da Universidade Federal da Paraíba.

Orquestra Filarmônica – Um dos projetos culturais mais importantes do estado e do país, a Filarmônica de Minas Gerais foi criada, em 2008, pelo Governo de Minas, com o intuito de inserir o Estado nos circuitos nacional e internacional da música clássica. A Orquestra entra em seu sétimo ano com a perspectiva de sede própria, a Sala Minas Gerais, atualmente em obras, que possibilitará flexibilidade na programação, além da construção de uma sonoridade própria e do desenvolvimento de novos projetos. Outro passo importante nestes sete anos é a entrada da Filarmônica no mercado fonográfico, com a gravação de seu primeiro CD comercial, pelo selo Sonhos e Sons, com a Sinfonia nº 9 de Franz Schubert, e a parceria com o selo internacional Naxos, para o registro, no momento, de obras de Villa-Lobos.

Com excelência artística, vigorosa programação e reconhecimento de três importantes premiações – prêmio Carlos Gomes de melhor orquestra brasileira, melhor grupo musical erudito pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e Prêmio Carlos Gomes de melhor regente brasileiro, recebido pelo maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica –, a Orquestra torna-se referência no Brasil e vai conquistando seu espaço internacionalmente.

Desde sua criação, a Filarmônica de Minas Gerais apresenta-se regularmente em Belo Horizonte, em duas séries no Palácio das Artes, em Concertos para a Juventude, Clássicos na Praça e Concertos Didáticos, além de realizar turnês por Minas Gerais e pelo país. Visitou cidades de todas as regiões brasileiras e mineiras, algumas delas mais de uma vez. A Orquestra também tem se apresentado na Sala São Paulo, nos teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo e participa dos principais eventos de música clássica do país, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, os Concertos Paulínia e a Rio FolleJournée, entre outros. A primeira turnê internacional da Filarmônica ocorreu em 2012, com cinco concertos na Argentina e no Uruguai.

Como ações de estímulo à música, a Filarmônica de Minas Gerais promove o Festival Tinta Fresca, destinado a compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade inédita no Brasil, que abre oportunidade para jovens regentes brasileiros.

 

Jornalista Maria das Graças Salvador

FCU/Comunicação – 27.05.2014

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar