WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/05/2014 - Festival do Minuto será destaque na cena cultural de Uberaba

Sessões acontecem em Uberaba de 17 a 20 de maio, no TEU e no Teatro Municipal Vera Cruz; Público pode votar nos melhores filmes no site do festival

A Fundação Cultural de Uberaba apresenta deste sábado, 17, a terça-feira, 20, Mostra Melhores Minutos de 2013 do Festival do Minuto e também do Minuteen 2013. O Festival do Minuto apresenta anualmente seus melhores vídeos em centenas de instituições culturais. Este ano, as mostras serão realizadas entre os dias 12 e 20 e contam com o que há de mais criativo na produção recente de formato curtíssimo.  A censura é livre e as exibições são abertas ao público. As sessões serão realizadas em mais de 150 cidades no Brasil, dentre elas Uberaba.

 No município as sessões serão realizadas no Teatro Experimental de Uberaba e no Teatro Municipal Vera Cruz. Neste sábado, 17, as exibições serão para a comunidade de Uberaba, das 19h às 21h e no domingo, 18, das 16h às 18h, no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), também para a comunidade. Os ingressos devem ser retirados até uma hora antes do evento.

 Já na segunda e terça-feira, dias 19 e 20, a mostra será feita para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, no Teatro Municipal Vera Cruz. No dia 19 (segunda) a exibição será das 19h às 21h. Já na terça, dia 20 serão exibidas três mostras, das 8h às 10h e das 14h às 16h.

 A presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, ressalta que Uberaba está dentro do circuito onde haverá exibições da mostra. “O Festival do Minuto está disponibilizando os filmes da mostra para 25 estados brasileiros e para o Distrito Federal, em 322 equipamentos culturais. Além de assistir aos vídeos, o público poderá escolher os melhores. Vamos exibir os melhores filmes de 2013 e o público poderá entrar no site do festival, se cadastrar e votar no filme que gostou mais. Esse filme vai ser premiado em dinheiro”, explica Sumayra. O Festival do Minuto é uma realização da Prefeitura de São Paulo, via Cultura, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Museu da Imagem e do Som (MIS), Pontos MIS, Programa de Ação Cultural (Proac), Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura.

 O projeto foi criado, em 1991, pelo cineasta e curador Marcelo Masagão. A partir do evento brasileiro, outros festivais do gênero foram criados em mais de 50 países. Desde 2007, o Festival tornou-se permanente e online, premiando os melhores trabalhos. Todos os vídeos são avaliados por uma equipe de curadores. O Festival do Minuto também realiza exibições off-line no Brasil e exterior, exposições, mostras itinerantes, festivais em escolas e universidades, oficinas, entre outras atividades. Grande parte dos cineastas profissionais de renome do audiovisual brasileiro já fez o seu filme do Minuto.

 Seu acervo inclui vídeos de realizadores que hoje são conhecidos pela produção de longas-metragens, como os diretores Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro fiel, 360), Beto Brant (O Invasor, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios), Tata Amaral (Um céu de estrelas, Antônia, Hoje), Anna Muylaert (Durval Discos, É proibido fumar), entre outros.

 Na edição de 2013 são 42 que estão concorrendo ao prêmio de Melhor Vídeo 2013 em duas categorias: Melhor Vídeo do público e Melhor Vídeo do júri. A votação popular, da qual o uberabense poderá participar, será feita pelo site do Festival do Minuto, o www.festivaldominuto.com.br, do dia 12 ao dia 21 de maio e o vídeo com mais votos receberá um prêmio de R$ 1.000,00. Os vídeos também concorrerão ao prêmio do júri, quando profissionais da área escolherão três vídeos. O vídeo mais votado dentre eles levará o prêmio de R$ 1.000,00. Os vídeos premiados serão divulgados no dia 22 de maio, no site do Festival do Minuto e nas redes sociais.

 Jornalista Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar