WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/05/2014 - Festa de Santa Rita tem apresentação do Coral Artístico Uberabense

Tradicional festa em louvor a Santa Rita, a santa dos impossíveis, prossegue até o dia 22, celebrando neste ano completa 554 anos de sua morte e 157 anos de construção da histórica igreja

Prossegue a festa centenária em louvor a Santa Rita, que iniciou dia 13 e termina com a grande comemoração, no dia da santa dos impossíveis, em 22 de maio. A novena com missa está sendo realizada sempre às 19h.

No domingo, dia 18, a missa será às 18h seguida de apresentação do Coral Artístico Uberabense, com regência de Olga Frange. A apresentação integra a programação oficial da 12ª Semana Nacional de Museus, com o tema Museus: as coleções criam conexões e acontece com o apoio da Fundação Cultural de Uberaba.

O Coral Artístico de Uberaba foi fundado em 1958 por Odette Carvalho de Camargos. Em 1994, ele começou a ser regido pela musicista Olga Frange. Por sua longevidade, o Coral Artístico é o mais tradicional em Uberaba e participa ativamente do movimento artístico local. O tema da festa em louvor a Santa Rita deste ano é “Por uma evangelização voltada para a família”.

Neste sábado, 17, a missa será celebrada pelo frei Helton Barbosa Damiani, no domingo, dia 18, serão celebradas duas missas, uma às 8h, pelo frei Manoel Borges Silveira, e às 18h, pelo frei Luís Antônio Alves. Durante a missa haverá participação do Coral Artístico Uberabense. No dia 19 a missa estará a cargo do padre José Antônio Fontes, na terça-feira, dia 20, a celebração será pelo padre Saulo Emílio Pinheiro Moraes e no dia 21, pelo frei Luís Antônio Alves, quando acontece a bênção das rosas, onde os fiéis levam rosas para serem abençoadas e posteriormente as levam para pessoas doentes, a fim de abençoar os enfermos.

No dia 22, dia de Santa Rita, serão celebradas duas missas, a primeira às 8h, pelo frei Helton Barbosa Damiani, e às 19h, pelo frei Luís Antônio Alves, seguida de procissão luminosa pelas ruas do entorno da igreja.

A Fundação Cultural de Uberaba e os representantes da igreja convidam a todos os uberabenses para que participem das celebrações, enfatizando a importância de Santa Rita de Cássia, que neste ano completa 554 anos de sua morte e 157 anos de construção da histórica igreja, construída em Uberaba em 1854 e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939 e onde funciona o Museu de Arte Sacra.

Santa Rita – A protetora das causas impossíveis, santa Rita de Cássia nasceu em Rocca Porena, próximo a Spoleto (Itália), em 1381, e expressou precocemente o desejo de ser freira. Os seus parentes já idosos insistiram para que ela se casasse quando tinha apenas doze anos, com um homem famoso pela sua crueldade e seu jeito rude. Ela passou 18 anos de sua vida, infeliz, e teve dois filhos, até que finalmente ficou viúva, quando o seu marido foi morto em uma briga. E após a morte de seus dois filhos, Rita tentou entrar para o convento agostiniano de Cascia, mas não conseguiu, pois as regras impostas eram de que só se aceitavam mulheres virgens. Contudo, ela continuou a rezar e fazer seus pedidos.

Em uma noite, ela foi milagrosamente transportada para dentro do convento com todas as suas enormes portas fechadas e trancadas. Quando as irmãs a viram lá dentro, decidiram que era desejo de Deus, que ela fosse aceita, e assim, em 1413, ela entrou para o convento “Ordem”, e logo teve sua fama garantida pela sua austeridade, devoção, oração e caridade. Pouco antes de morrer, uma visitante perguntou à santa Rita de Cássia se ela queria algo e ouviu como resposta, que ela gostaria de receber rosas de sua terra natal.

Para a visitante era impossível conseguir rosas naquela estação, inverno, mas, a santa insistiu dizendo que ela poderia ir que encontraria o seu pedido. Quando chegou em Rocca, a visitante, que era da família de Rita de Cássia encontrou uma linda roseira com flores, situada bem no meio da neve em frente à casa da santa. Então, ela levou as flores para satisfazer o desejo da ente querida.

 Jorn. Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar