WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/05/2014 - Mada e MAS têm programação voltada para a 12ª Semana de Museus

Fundação Cultural, através do Mada e do MAS, programou exposições e apresentações de artistas em comemoração do Dia Internacional dos Museus

Uberaba começa a semana com uma vasta programação que celebra em todo país, entre os dias 12 e 18 de maio, a 12ª Semana dos Museus. Com o tema “Museus: as coleções criam conexões”, as atividades ocorrem anualmente em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), como forma de celebrar o Dia Internacional dos Museus, que é celebrada em 18 de maio.

Os dois museus ligados à Fundação Cultural de Uberaba têm atividades durante este mês. Parte integrante da 12ª Semana de Muses, desde o dia 25 de março acontece a exposição do pintor modernista Reis Jr, no Museu de Arte Decorativa (Mada). A exposição mostra obras do crítico de arte, historiador, escritor, pintor, vitralista, professor e jornalista, José Maria dos Reis Júnior, o conhecido uberabense Reis Jr., que entre os trabalhos destaca “A Retirada da Laguna”, encomendada pela Câmara Municipal de Uberaba e os painéis e cartões para vitrais do teatro do Parque Balneário, em Santos. A mostra é composta de textos históricos e um mote de pinturas do artista pertencentes ao acervo do museu e de diversas coleções particulares.

Também no Mada acontece a exposição Charitas “São Francisco de Paula – O santo da Caridade”, de 7 a 31 de maio, com obras de artistas de renome, convidados especialmente para trabalhar sobre o tema e ainda objetos alusivos à vida do santo. Trata-se de uma exposição coletiva com participação dos artistas Aninha Duarte, Alexandre França, Daneiel Ferreira de Souza, Edney Antunes, Edgard Cognat, Fernando Augusto, Hélio Siqueira, José Otávio Lemos e José Vilmar.

As exposições podem ser vistas de terça a sexta das 12h às 18h e sábado das 8h às 12h, no Mada, que fica na rua Maria de Lourdes de Melo Coli, 30.

No Museu de Arte Sacra a 12ª Semana de Museus será comemorada com a festa centenária em louvor a Santa Rita, com novena de 13 a 21 de maio, às 19h. No dia 18 a missa será às 18h seguida de apresentação do Coral Artístico de Uberaba, com regência de Olga Frange, evento que integra a programação oficial da 12ª Semana Nacional de Museus.

A Semana – A temporada de eventos, que celebra o Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio, acontece de 12 a 18 de maio de 2014, com o tema Museus: as coleções criam conexões. A escolha para 2014 lembra que os museus são instituições vivas que ajudam a criar vínculos entre visitantes, gerações e culturas ao redor do mundo.

Exposições, seminários, oficinas, debates, visitas mediadas, exibição de filmes, espetáculos de teatro, dança e música são alguns exemplos de eventos que podem ser promovidos pelos museus participantes durante o período.

Criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), o Dia Internacional de Museus tem como objetivo sensibilizar sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data. A edição 2014 da Semana Nacional de Museus envolve 1.337 museus e outras instituições culturais, promovendo 4.268 atividades. Em 2013 foram mais de 1,2 mil museus e contou com 3.910 eventos em 535 municípios brasileiros.

 

Jornalista Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar