WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/05/2014 - Comemorações celebram o Treze de Maio em Uberaba

Celebrações têm a parceria da Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural

Os festejos em comemoração ao dia Treze de Maio, onde se celebra a Abolição da Escravatura, com Congos e Moçambique, acontece nesta terça-feira em Uberaba.

Das 9h às 10h acontece concentração na praça da Igreja São Judas, com saída do Fitão, às 10h, e Caminhada da Praça São Judas até a Praça Santa Terezinha, com chegada prevista para as 11h30. Às 12h será celebrada missa Afro na Paróquia de Santa Teresinha, celebrada pelo monsenhor Célio Pereira Lima e participação do Coral Afro. Após a missa, às 13h30, acontece a apresentação dos Ternos de Congada.

Ainda dentro da programação em comemoração ao 13 de Maio, das 21h às 2h acontece, no Uberaba Tênis Clube, o baile Treze de Maio, com coroação dos Festeiros 2014, a cargo da Banda Gafieira de Luxo, Nani Zac, DJ Renê, grupo Samblack e participação especial do saxofonista do grupo Só Pra Contrariar, Hamilton Faria.

As comemorações não estarão restritas ao dia 13. No domingo, dia 18, às 12h também haverá saída do Fitão da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na avenida Reinaldo Boareto, no conjunto Uberaba I em direção ao Centro Étnico, no conjunto Elza Amuí, seguida de confraternização com os ternos de Congada e Moçambique de Uberaba e Uberlândia.Todos os festejos têm a parceria da Fundação Cultural.

Em 13 de maio é comemorado o Dia da Abolição da Escravatura, já que em 1888 foi sancionada a Lei Áurea, que extinguia a prática da escravidão no país. O projeto foi apresentado à Câmara Geral, sendo em seguida votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio de 1888. A lei foi assinada pela neta de Dom João VI, a Princesa Isabel, e também pelo ministro da Agricultura da época, Rodrigo Augusto da Silva, no Paço Imperial.

Assim, em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, a liberdade dos negros foi alcançada. Mesmo sabendo que a lei não significa a verdadeira liberdade o negro festeja a alforria nesta data.

Culturalmente, o Treze de Maio representa a identidade de um povo e a universalização dos seus saberes e herança. Em termos sociais, enquanto festejo de arte e religiosidade, desencadeia grandes significados para afirmação da cidadania negra no Brasil, atraindo curiosos e pesquisadores.

Dia 13 - Seresta na Concha

Local: Praça Concha Acústica, das 19h30 às 22h30

Jorn. Graça Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar