WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

07/05/2014 - Direção da Orquestra Municipal de Uberaba é nomeada

Foto: Sebastião Santos

A Orquestra de Uberaba faz parte do Programa de Fomento a Cultura, que são programas estruturantes para a cultura do Governo Paulo Piau acordados com a Fundação Getúlio Vargas (FVG), e terá Eliézer Tiago de Oliveira como diretor artístico, e os regentes Darci Vieira da Silva e Jonas Gonzaga Borges

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, nomearam o diretor artístico, Eliézer Tiago de Oliveira, e os regentes Darci Vieira da Silva e Jonas Gonzaga Borges, para a Orquestra Municipal de Uberaba. A nomeação saiu na última edição do Porta-Voz, através do Decreto nº 2245, de 29 de abril. A Orquestra Municipal de Uberaba é um dos grandes projetos estruturantes da Fundação Cultural e integra o Programa de Fomento a Cultura, que são programas estruturantes para a cultura do Governo Paulo Piau acordados com a Fundação Getúlio Vargas (FVG) para o período 2013/2016.

O objetivo é concluir o planejamento e a implementação da Orquestra Municipal de Uberaba, reconhecendo como um marco histórico para o município. O projeto será executado em três módulos. O primeiro é a Orquestra de Uberaba, para formação semiprofissional participando como integrantes da orquestra professores e aprendizes a serem selecionados e integrados à orquestra como voluntários. No segundo módulo está a Orquestra Jovem de Uberaba, para formação didática de alunos bolsistas selecionados, com repertório adequado à capacidade técnica dos mesmos, com possibilidades de acesso à Orquestra Sinfônica de Uberaba. No terceiro módulo será a Orquestra Sinfônica de Uberaba, para formação profissional com remuneração dos músicos e da equipe envolvida, mantendo os professores como “spalla” de seus naipes e fazendo a inclusão social de parte da “Orquestra Jovem de Uberaba” à profissionalização e ao mercado de trabalho. A Orquestra irá funcionar na Casa da Cultura e a previsão é que seja executado em 24 meses.

Realização – “Estamos dando um passo importante para esta demanda que tem mais de 50 anos, que é a formação de uma Orquestra Municipal e hoje estamos concretizando este sonho, ao nomear três pessoas com expertise com a música para realizar e concretizar a tão sonhada Orquestra no município. Eles irão trabalhar para entregá-la em sua plenitude até 2016”, destaca Sumayra Oliveira.

O prefeito Paulo Piau destacou estar feliz por estar cumprindo uma promessa de campanha. “Tudo que é do passado e que traz para a atualidade chama-se história e cultura. E dar oportunidade à música, para a arte aflorar os dons que as pessoas têm é importante. A orquestra, além da beleza e encanto da música, faz bem para todos. A orquestra é uma coisa divina. Disse muito durante a campanha que a Cultura e o Esporte foram duas políticas que estavam atrasadas em nosso município. Prometi mudar este quadro e apesar da falta de recurso estamos dando suporte maior à cultura e ao esporte. Nossa política nestas áreas estão avançando e estou feliz em resgatar uma coisa que é direito da nossa cidade, é uma história de praticamente dois séculos. Acho que a Orquestra Municipal de Uberaba é uma coisa de direito, uma história, uma cultura e um passado bonito que está sendo resgatado. Estamos felizes por este momento”, afirma Piau.

Inclusão – Já o diretor artístico da Orquestra Eliézer Tiago diz que para Uberaba a Orquestra será importante por preencher um espaço vazio na música erudita. “Estamos acertando as contas com a música erudita. Outra coisa é que o músico de Uberaba estuda e cresce e vai embora por falta de oportunidade e estamos abrindo condições de esses músicos ficarem na cidade. Outro ponto será levar música de boa qualidade e estreitar espaço com o público”, diz o diretor artístico, lembrando que um dos pontos do projeto será a Orquestra Jovem, que implica em oficinas e aulas, além de ser essencial para a inclusão social. E garante que o projeto irá acontecer por etapa e que até 2016 a Orquestra estará funcionando em sua plenitude.

O regente Darci Silva destaca a importância da música na formação do ser humano, na vitalidade social e como opção de escolhas. “Hoje o jovem recebe qualquer som dito como arte. Na verdade, este projeto é uma forma de oferecer qualidade de vida à população”, diz o regente.

Outro regente nomeado é Jonas Borges, que também ressalta a importância da música. “A vinda da Orquestra Municipal de Uberaba, trará para nossa cidade novidade para a cultura musical”, avalia.

Programa – O Programa de Fomento a Cultura foi lançado no dia 7 de abril, durante a inauguração da Casa de Cultura, da Fundação Cultural de Uberaba e do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), além da Galeria dos presidentes da Fundação Cultural e da Galeria de Artes Rachel Machado.

Também fazem parte do Programa de Fomento à Cultura outros seis projetos: Centro Nacional da Cultura Política; Coral da Cidade de Uberaba; Projeto de Incentivo Fiscal à Cultura; Memorial da Religiosidade de Matriz Africana; Memorial Djalma Santos, e a Escola de Cultura e Arte de Uberaba.

 Jornalista Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar