WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/04/2014 - Livro História da Academia de Letras do Triângulo Mineiro será lançado na Fundação Cultural nesta terça

Será lançado nesta terça-feira, dia 29, o livro “História da Academia de Letras do Triângulo Mineiro”, de autoria da historiadora e acadêmica Maria Antonieta Borges Lopes. O evento acontece às 19h30, na nova sede da Casa da Cultura, nova sede da Fundação Cultural de Uberaba e do Conphau.

O livro relata a história da ALTM e foi elaborado pela acadêmica e historiadora Maria Antonieta Borges Lopes que vem, há tempos, buscando nas fontes primárias, jornais locais e a revista Convergência, e Jornal Eco, publicados pela Academia, onde estão relatados desde os primeiros passos e feitos desta instituição cultural, que enriquece Uberaba e reúne um grande número de intelectuais ligados às letras nesta cidade.

Registra o momento da fundação da ALTM, algumas versões sobre este fato. Traz as biografias dos fundadores, com alguns textos escritos por eles e também sobre eles, a relação completa de todos os 40 fundadores e dos novos acadêmicos que foram ocupando as cadeiras vagas, assim como as biografias de todos os que a presidiram ao longo destes 50 anos.

Relata, ainda, maiores feitos da Academia, desde o que se denominou chamar de “redescoberta” do Desemboque, localidade de onde partiram as expedições que fundaram arraiais e povoados no então denominado Sertão da Farinha Podre, hoje Triângulo Mineiro, e talvez, o maior deles, que foi a publicação de obras históricas que revelaram, até então, a pouco conhecida história da cidade de Uberaba.

O lançamento do livro sobre a história da ALTM acontece em um momento especial para a diretoria da Academia, já que um sonho antigo será realizado em breve, quando estará funcionando em sede própria. É que o prefeito Paulo Piau anunciou neste mês que o casarão situado na rua Senador Pena, nº 358 será destinado para instalação da sede própria da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.  

O presidente da ALTM, Jorge Alberto Nabut, comemora o lançamento do livro e a tão sonhada sede para a Academia, que tem funcionado em uma sala na Biblioteca Pública Bernardo Guimarães. Vale lembrar que a exemplo deste livro que está sendo lançado nesta terça-feira, os principais livros de história escritos em Uberaba foram criados ou editados pela Academia.

Após o lançamento haverá um coquetel para os presentes.

 

 Jornalista Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar