Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

26/04/2014 - 57º Encontro de Santos Reis acontece neste domingo, na Baixa

Centenas de pessoas estão trabalhando para oferecer a maior festa de Santos Reis dos últimos anos

O 57º Encontro de Folias de Santos Reis de Uberaba, acontece neste domingo, 27, no galpão comunitário do bairro rural da Baixa, que fica na rua Antônio Ponciano, 121, no dia 27 de abril, das 9h às 18h, reunindo as Folias de Reis do município e da região.

O 57º Encontro faz parte do projeto Canto e Encanto das Folias de Reis, que está sendo realizado pela Fundação Cultural e pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), com objetivo de fazer o registro e catalogação das companhias de Santos Reis, São Sebastião e Divino Espírito Santo existentes em Uberaba.

Vale lembrar que as inscrições das Folias de Reis ainda podem ser realizadas pouco antes do início do evento, no local da festa. É necessário que as folias levem o nome da companhia, o nome do capitão ou marechal e idade de fundação da Folia, número de integrantes, instrumentos e quais instrumentos, além dos contatos, como endereço, telefone e e-mail da companhia que está realizando a inscrição.

A Fundação Cultural e o Conphau lembra a todas as folias que é importante que todas façam as inscrições, para ter sua companhia inventariada.

Todos os capitães ou marechais das folias que estão na ativa, ou não, serão homenageados pela Fundação Cultural e pelo Conphau com a medalha do saudoso Manoel Teles, um dos maiores capitães de Folia de Reis e da Catira de Uberaba.

Também durante o 57º Encontro será feito o lançamento do processo de inventário das Companhias de Santos Reis pela presidente da Fundação, Sumayra Oliveira e pela coordenadora do Conphau Maria Aparecida Rodrigues Manzan.

Na programação, às 9h acontece a abertura solene, seguida de apresentação das Companhias de Santos Reis, às 9h15, com intervalo para almoço de confraternização, às 14h. As 15h30 as companhias de Reis continuam a apresentação, com encerramento às 18h. Às 9h30 carros de boi chegaram conduzindo os Reis Magos. Também a Orquestra de Viola da Fundação Cultural de Uberaba irá se apresentar, durante o almoço.

Este encontro é especial, porque Uberaba irá sediar um movimento nacional em defesa e salvaguarda desta manifestação de cultura popular. Importante ressaltar, ainda, que as Folias de Reis deverão ser inscritas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial do Brasil.

As folias de Reis são consideradas patrimônio imaterial e Uberaba é uma cidade privilegiada, por ter mais de 160 companhias de Santos Reis. Para manter viva esta tradição, contribuir para a preservação da memória e valorização e reconhecimento da cultura local é que a Fundação Cultural e o Conphau irão catalogar e registrar todos os grupos do município, dentro do projeto Canto e Encanto das Folias de Reis.

Através desta catalogação será identificado o número de companhias de Santos Reis, São Sebastião e Divino Espírito Santo existentes em Uberaba. Após o trabalho, a intenção é estimular o intercâmbio entre foliões e mestres das Folias de Santos Reis e proporcionar uma fonte de consulta e reflexão sobre a cultura popular, tomando a música e o som das Folias de Santos Reis como elemento privilegiado.

Também será produzido um DVD de áudio mapeando os diferentes gêneros musicais presentes nas folias, como cantos, toques de viola, rezas cantadas, e confeccionados livros sobre o tema. Exposição das fotografias coletadas, de instrumentos e bandeiras das Folias de Reis e elaboração do dossiê de registro das Folias de Santos Reis de Uberaba e de livros como resultado das pesquisas estão previstos. Por isso a importância de todas as Companhia realizarem suas inscrições.

Vale lembrar que a linha de ônibus coletivo irá circular no horário normal para atender a população. Assim, quem quiser ir de ônibus coletivo a linha 61, com saída da praça Rui Barbosa, passando pelo Distrito Industrial via bairro da Baixa irá rodar nos seguintes horários: 6h10, 8h30, 13h20 e 17h50. Já o retorno do bairro da Baixa será às 9h, 14h, 18h15 e 18h30.

 

Jornalista Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub