WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/04/2014 - Domingo na Concha celebra 100 anos de Dorival Caymmi

Dorival Caymmi completaria 100 anos de vida no dia 30 de abril e para celebrar o centenário, a Fundação Cultural homenageia o cantor e compositor com especial no Domingo na Concha

Na próxima quarta-feira, 30 de abril, será celebrado o centenário do compositor Dorival Caymmi, que morreu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos. Caymmi é símbolo máximo da música baiana e brasileira, que transformou ondas, pedras, coqueiros e seus conterrâneos em melodias. Para homenagear o “Algodão”, como ficou conhecido por conta dos cabelos brancos, o Domingo na Concha desta semana homenageia o cantor baiano, nas vozes de Carlos Valeriano Trio e Marcelo Prado, que irão revisitar as canções consagradas de Caymmi. O Domingo na Concha acontece todos os domingos, na Praça Concha Acústica, das 11h às 14h.

Além de estar no primeiro time dos compositores brasileiros de todos os tempos, Caymmi influenciou as gerações posteriores como um dos principais nomes da bossa nova, o também baiano João Gilberto e faz parte das influências do maestro soberano o carioca Tom Jobim. A importância de Caymmi para a MPB é tamanha que o carioca Chico Buarque reconheceu para o próprio em um especial para a tevê que o autor baiano era seu “ídolo maior”. Já Caetano Veloso disse que “escrevi 400 canções e Dorival Caymmi 70. Mas ele tem 70 canções perfeitas e eu não”, num gesto de humildade do tropicalista também baiano.

As músicas de Caymmi adquiriram um estilo próprio com uma visão de mundo muito peculiar. As agruras não impedem as pessoas de serem felizes e tocarem a vida com alegria e vencer as dicotomias e sonhar com um futuro sem injustiças, onde todos possam viver bem. Sua obra carrega a tinta e as notas de sua herança africana, contando a tragédia de negros e pescadores da Bahia. Caymmi é um dos grandes representantes do nascimento do tema urbano na MPB ao lado de Noel Rosa, Pixinguinha e tantos outros. Justa homenagem da Fundação Cultural de Uberaba a um dos maiores compositor e cantor brasileiro.

 

Jornalista Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar