WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

18/04/2014 - Prefeitura concede casarão para instalação da Academia de Letras

Foto: Sebastião Santos

O Prefeito Paulo Piau anunciou nesta quinta-feira, dia 17, que o casarão situado na Rua Senador Pena, nº 358 será destinado para instalação da sede própria da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM).  Estavam presentes, a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, o chefe de Gabinete, Fernando Hueb, a sub-chefe de Gabinete Maria Batista Varotto, o presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Jorge Alberto Nabut e o membro da Academia, João Eurípedes Sabino.

O imóvel cedido é um casarão edificado no ano de 1932, considerado uma das mais belas residências da época. Atualmente, o prédio é ocupado pela Casa do Artesão, a AMUR – Associação de Mulheres Rurais de Uberaba, a BPW – Centro de Negócios da Mulher Empreendedora e a UBERFAMA – Uberaba Feita a Mão. “Foi realizada uma reunião com os representantes dessas instituições no Gabinete e propusemos uma permuta de local. Ficou acordado que, a partir de junho, essas instituições irão para a antiga sede da Fundação Cultural, que fica no início da Rua Tristão de Castro em frente à Igreja Catedral. Com a desocupação da casa da Rua Senador Pena atendemos um anseio da Academia de Letras de ter a sede própria”, explica o chefe de Gabinete, Fernando Hueb.

O presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Jorge Alberto Nabut, destacou que o anúncio feito na reunião é aguardado há 30 anos. “Esse é um sonho, acalentado pela Academia, que se realiza. O Prefeito Paulo Piau fez o melhor anúncio que a academia poderia receber que é o de uma casa própria. A academia sobreviveu durante 50 anos intelectualmente, produzindo obras de história e literatura, mas faltava à parte física, a parte corporal, que agora será estruturada por meio dessa parceria com a prefeitura, através da Fundação Cultural de Uberaba”, enalteceu Nabut.

A Academia de Letras do Triângulo Mineiro tem funcionado em uma sala na Biblioteca Pública Bernardo Guimarães. De acordo com Jorge Nabut, o novo prédio será muito condizente com o perfil da ALTM que trabalha principalmente na publicação de obras inéditas de poesia, literatura e história. “Os principais livros de história escritos em Uberaba foram criados ou editados pela academia, o que ajudou a tornar conhecida do cidadão todo o perfil de cidade. Desde o desemboque até história recente sempre a academia primou por trabalhar o perfil histórico da formação e da civilização do Triângulo Mineiro. A academia agradece a importante realização do prefeito em direção às pessoas que criam poesia, literatura e história no Triângulo Mineiro”, ressalta Nabut.

Durante o evento, o Prefeito Paulo Piau recebeu em primeira mão um exemplar do livro História da Academia de Letras. Uma obra da pesquisadora e acadêmica, Maria Antonieta Borges Lopes que aborda o trabalho da ALTM ao longo dos 50 anos da academia. O livro será lançado futuramente na sede da Fundação Cultural de Uberaba.

“A Academia de Letras do Triângulo Mineiro deseja ter uma sede própria já há algum tempo. O projeto visa à construção de uma sede na Praça da Mogiana, porém enquanto o recurso financeiro não chega eles precisam de abrigo. Por conta disso estamos cedendo o casarão. A reunião de hoje é uma ato simbólico já que o casarão ainda vai passar por uma minirreforma para dar suporte logístico adequado para atender a Academia de Letras”, afirma Piau.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar