WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/04/2014 - Fundação Cultural e Conphau ultimam 57º Encontro de Santos Reis

Inscrições das Companhias de Santos Reis estão abertas e devem ser realizadas no Conphau ou por e-mail

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), está com as inscrições abertas para o 57º Encontro de Folias de Santos Reis de Uberaba. O encontro acontecerá no galpão comunitário do bairro rural da Baixa, que fica na rua Antônio Ponciano, 121, no dia 27 de abril, das 9h às 18h, reunindo as Folias de Reis do município e da região.

O 57º Encontro faz parte do projeto Canto e Encanto das Folias de Reis, que está sendo realizado pela Fundação Cultural e pelo Conphau, com objetivo de fazer o registro e catalogação das companhias de Santos Reis, São Sebastião e Divino Espírito Santo existentes em Uberaba.

Na programação, às 9h acontece a abertura solene, seguida de apresentação das Companhias de Santos Reis, às 9h15, com intervalo para almoço de confraternização, às 14h. As 15h30 as companhias de Reis continuam a apresentação, com encerramento às 18h.

Inscrições – As inscrições das Folias estão sendo realizadas no Conphau, das 8h às 17h, na praça Rui Barbosa, 567 ou no e-mail conphau@gmail.com , informando o nome da companhia, o nome do capitão ou marechal e idade de fundação da Folia, número de integrantes, instrumentos e quais instrumentos, além dos contatos, como endereço, telefone e e-mail da companhia que está realizando a inscrição. Maiores informações pelo telefone 3331-9216 (Conpahu). A Fundação Cultural e o Conphau lembra a todas as folias que é importante que todas façam as inscrições, para ter sua companhia catalogada.

Todos os capitães ou marechais das folias que estão na ativa, ou não, serão homenageados pela Fundação Cultural e pelo Conphau com a medalha do saudoso Manoel Teles, um dos maiores capitães de Folia de Reis e da Catira de Uberaba.

Inventário – No dia do 57º Encontro também será feito o lançamento do processo de inventário das Companhias de Santos Reis pela presidente da Fundação, Sumayra Oliveira e pela coordenadora do Conphau, Maria Aparecida Rodrigues Manzan.

Uberaba irá sediar um movimento nacional em defesa e salvaguarda desta manifestação de cultura popular. Importante ressaltar, ainda, que as Folias de Reis deverão ser inscritas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no patrimônio imaterial do Brasil.

As folias de Reis são consideradas patrimônio imaterial e Uberaba é uma cidade privilegiada, por ter mais de 160 companhias de Santos Reis. Para manter viva esta tradição, contribuir para a preservação da memória e valorização e reconhecimento da cultura local é que a Fundação Cultural e o Conphau irão catalogar e registrar todos os ternos do município, dentro do projeto Canto e Encanto das Folias de Reis.

Através desta catalogação será identificado o número de companhias de Santos Reis, São Sebastião e Divino Espírito Santo existentes em Uberaba. Após o trabalho, a intenção é estimular o intercâmbio entre foliões e mestres das Folias de Santos Reis e proporcionar uma fonte de consulta e reflexão sobre a cultura popular, tomando a música e o som das Folias de Santos Reis como elemento privilegiado.

Também será produzido um CD de áudio mapeando os diferentes gêneros musicais presentes nas folias, como cantos, toques de viola, rezas cantadas, e confeccionados livros sobre o tema. Exposição das fotografias coletadas, de instrumentos e bandeiras das Folias de Reis e elaboração do dossiê de registro das Folias de Santos Reis de Uberaba e de livros como resultado das pesquisas estão previstos. Por isso a importância de todas as Companhia realizarem suas inscrições.

 Jornalista Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar