WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/04/2014 - Inscrições para as Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança da Funarte ainda podem ser realizadas no local do evento

As Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança acontecem no dia 12, das 16h às 21h, no dia 13 das 14h às 19h, nos dias 14 e 15, das 18h às 21h, no Teatro Experimental de Uberaba e as inscrições ainda podem ser realizadas pouco antes do evento

Inicia hoje as Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança da Funarte – Oficina Diálogo Mestiço, com a oficineira Gilsamara Moura. As oficinas são uma parceria da Fundação Cultural de Uberaba com a Fundação Nacional de Artes (Funarte),  e será realizada de 12 a 15 de abril e fazem parte da Semana em Comemoração ao Dia Mundial da Dança, que é comemorado no dia 12 de abril.

O programa Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança da Funarte tem como objetivo ampliar a expressão do indivíduo através da dança e do movimento. Durante o curso serão feitos exercícios visando estimular o desenvolvimento da percepção e da sensibilidade por meio de pesquisa e jogos corporais.

Os interessados podem realizar as inscrições pouco antes do evento, no Teatro Municipal de Uberaba. As oficinas acontecem no dia 12, das 16h às 21h, no dia 13 das 14h às 19h, nos dias 14 e 15, das 18h às 21h, no Teatro Experimental de Uberaba.

A oficina é gratuita e a proposta da oficina é ampliar e potencializar as pesquisas na área de dança, com objetivo de estimular o estudo dos processos de cognição corporal, neurociências, teoria corpo mídia e outros temas afins. Também pretende apresentar ferramentas de conhecimento, que qualifiquem o aluno para a compreensão, a análise, a reflexão e a fruição da dança, em geral – em especial em suas manifestações contemporâneas. A atividade é destinada a estudantes, profissionais e pesquisadores da área, dos campos de estudo afins e para todos os públicos, inclusive para quem não é dançarino.

A oficina contempla o perfil da Fundação Cultural e da Funarte de dialogar com as outras áreas do conhecimento que são fomentadas e desenvolvidas pela Fundação, tais como: capoeira, circo, percussão, cinema, música, teatro, literatura, entre outras, ou seja, une o caráter de diversidade, inerente à dança contemporânea, com o da hibridação e contaminação de outras linguagens.

Gil Samara Moura Robert Pires é doutora em Comunicação e Semiótica (Políticas Públicas em Dança), professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança/UFBA, assessora Artística da Escola de Dança, coordenadora do curso Noturno de Dança da UFBA, diretora e bailarina do Grupo Gestus de dança contemporânea, correalizadora do Fronteiras Brasil e idealizadora do projeto Gestus Cidadãos/Lupo, e fundadora da Companhia Suffle Trips de sapateado e percussão.

 Gilsamara desenvolve um trabalho com as crianças de baixa renda, que proporciona oportunidades de sonhar, desenvolver a auto-estima e acreditar na dança.  Sua luta é para que a dança seja reconhecida não só como lazer, mas também como profissão.

 Jornalista Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar