WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

10/04/2014 - Fundação Cultural divulga seis projetos estruturantes para a gestão Paulo Piau

Projetos estruturantes da Cultura passam por Centro Nacional da Cultura Política, Coral de Uberaba, Orquestra Sinfônica, Escola de Arte, memoriais da Matriz Africana e Dejalma Santos e Incentivo à Cultura

A Fundação Cultural de Uberaba lançou nesta semana o Programa de Fomento a Cultura. Trata-se dos programas estruturantes para a cultura do Governo Paulo Piau acordados com a Fundação Getúlio Vargas (FVG) para o período 2013/2016.

Um dos programas é o Centro Nacional da Cultura Política, que está a cargo de Maria Aparecida Manzan. A instalação do Centro Nacional de Cultura Política é focada na história política brasileira e regional, instituindo Memorial dos Presidentes, Governadores e Prefeitos uberabenses, além da realização de exposições diversas. O projeto contempla também um Centro de Referência Documental – com manuscritos, agendas, diários, slides, fotografias, fitas, vídeos, dissertações, teses, entre outros –, e o desenvolvimento do portal “Memórias Políticas do Brasil”.

O Centro Nacional da Cultura Política na rua Vigário Silva, 90, na casa construída pelo avô materno da presidente da República, Dilma Rousseff. A previsão de execução do projeto é de 24 meses.

Coral da Cidade – Outro projeto estruturante da Cultura é o Coral da Cidade de Uberaba, que está a cargo de Marli Gonçalves Costa e que tem como objetivo promover o enriquecimento cultural da cidade de Uberaba e a divulgação da música coral, desenvolver o estético e as possibilidades da auto realização, autoestima e disciplina dos seus integrantes além da importância nos aspectos físico, moral e social. Fomentar e promover o desenvolvimento artístico e musical de seus membros. A prática do canto coral visa a incrementar a qualidade das experiências artísticas e culturais de seus participantes e ainda, encorajar técnicas de ensaio que levem à aquisição do mais alto nível de musicalidade e execução artística. O projeto Coral da Cidade de Uberaba já está sendo realizado no Teatro Experimental de Uberaba (TEU).

Incentivo à Cultura – A Fundação Cultural também se preocupou com o incentivo à cultural. Por isso foi instituído o projeto Incentivo Fiscal à Cultura, que será coordenado por Lisete Resende. A intenção é trabalhar com as leis de incentivo federais, estadual e municipal, buscando a distribuição de recursos que possibilitem a participação do povo na vida cultural. Os projetos a serem desenvolvidos com as leis de incentivo são a Lei Rouanet, com projeto na área de folclore – “Documentário de Catira- uma Tradição de 450 Anos”. O objetivo é realizar pesquisa em território nacional, para publicação do resultado em site específico do projeto (www.catiranobrasil.com.br), confeccionar DVD e livro para distribuição gratuita. Serão realizadas pesquisas em 32 cidades de seis Estados brasileiros, com encerramento a ser feito na Casa do Folclore. A previsão do projeto é de 12 meses, e o projeto está em execução, com previsão de evento de encerramento no dia 30 de maio deste ano. O projeto tem patrocínio da Vale.

Ainda no projeto de incentivo à cultura tem o “Rede de Pontos”, com objetivo de apoiar, por meio de repasses de recursos financeiros do Programa Mais Cultura e da Prefeitura de Uberaba, projetos de instituições da sociedade civil de caráter cultural, através da seleção de oito Pontos de Cultura. O funcionamento acontecerá nestes Pontos de Cultura e já está em andamento, encerrando em julho deste ano. Também serão abertas nova Rede de Pontos, inserindo nova proposta de parceria com Ministério da Cultura visando a abertura de seleção, por edital, de oito Pontos de Cultura ainda no ano de 2014.

Ainda neste item tem a Lei Estadual de Incentivo, com o projeto Música de Minas, aprovado para captação de recursos, inscrito em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu), já que o poder público não pode inscrever projetos nesta lei. O objetivo deste projeto é a circulação de espetáculo de grupo de músicos em 12 cidades do Estado, e documentário sobre os 12 Conservatórios de Minas, como forma de demonstrar a capacidade da cultura em ser uma área que gera emprego e renda. Uberaba integra este projeto.

Também está inserido neste item o Fundo Estadual de Cultura, com o projeto “Patrimônio Ilustrado”, que tem como objetivo distribuir mais de 11 mil álbuns de figurinha na Rede de Ensino sobre o patrimônio cultual da cidade, datas importantes e figura célebres que fizeram a história de Uberaba, além da eleição das Sete Maravilhas da cidade e colocação de placa nos locais eleitos.  O projeto será realizado na Rede Municipal de Ensino, havendo distribuição de cromos em museus e outros locais do patrimônio cultural da cidade. Ainda dentro do Fundo Estadual de Cultura, tem o projeto “Iluminação do Teatro Municipal Vera Cruz”, que será iniciado em junho deste ano.

Memorial Matriz Africana – Outro projeto inovador, dentro dos projetos estruturantes do Governo Paulo Piau e da Fundação Cultural, é o Memorial da Religiosidade de Matriz Africana, sob a coordenação de Ubiracy Galvão, o Mestre Café. O objetivo deste projeto é preservar, valorizar e divulgar a cultura africana e afro-brasileira. O local será espaço de identidade e memória da população afrodescendentes na construção de uma educação que incentive as relações étnico-raciais positivas e reconstrução da história, além de promover atividades de pesquisa e vivência da cultura afro e incentivar os professores a trasporem as dificuldades na aplicação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro- brasileira nas instituições de ensino básico. O Memorial irá funcionar no bairro Tancredo Neves e a previsão de execução é de 24 Meses.

Ainda dentro do Memorial da Religiosidade de Matriz Africana está prevista a criação do Memorial Dejalma Santos, visando instituir um centro de referência documental, fotográfico e de acervo identificando à história do bicampeão Dejalma Santos. O memorial, além de prestar uma homenagem ao Dejalma Santos, se coloca como instituição responsável pela difusão e discussão do seu legado.

 

Ecau – Com a Fundação Cultural já divulgou, outro projeto é a Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau), a cargo de Kleider Risso. A Eca será criada e estruturada no Solar Caetano Borges, prédio da Fundação Cultural na rua Tristão de Castro, cujas ações e atividades também serão desenvolvidas em equipamentos públicos culturais de diversos bairros da cidade, com a finalidade de ser uma escola pública, gratuita e de qualidade. O Ecau irá promover e realizar cursos técnicos e profissionalizantes, inicialmente nas áreas de dança, artes cênicas e circenses, além de cursos livres de todas as áreas, linguagens e manifestações artísticas e culturais, visando à criação de oportunidades de estudo, pesquisa, profissionalização, trabalho, capacitação e de realização de apresentações, espetáculos, mostras, festivais, que visem, ainda, ao fortalecimento da cultura local, regional e nacional, especialmente à valorização da Identidade Cultural de Uberaba.

O Solar Caetano Borges é um dos mais belos ecléticos e importantes conjuntos arquitetônicos de Uberaba, foi construído pelo pecuarista José Caetano Borges, entre os anos de 1913 e 1916, e possui um valor artístico material inestimável para a cidade. O projeto prevê a restauração, está em fase de estudos e avaliações, sob a responsabilidade da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), uma das mais respeitadas e conceituadas instituições de restauração de patrimônio histórico do país. O projeto inicial já foi entregue e está em avaliação pela Fundação Cultural.

Orquestra Sinfônica – Também faz parte dos projetos estruturantes a Orquestra Sinfônica de Uberaba, sob a coordenação de Ronaldo Amâncio. O objetivo é concluir o planejamento e a implementação da Orquestra Sinfônica de Uberaba, reconhecendo como um marco histórico para nosso município. O projeto será executado em três módulos. O primeiro é a Orquestra de Uberaba, para formação semiprofissional participando como integrantes da orquestra professores e aprendizes a serem selecionados e integrados à orquestra como voluntários. No segundo módulo está a Orquestra Jovem de Uberaba, para formação didática de alunos bolsistas selecionados, com repertório adequado à capacidade técnica dos mesmos, com possibilidades de acesso à Orquestra Sinfônica de Uberaba. No terceiro módulo será a Orquestra Sinfônica de Uberaba, para formação profissional com remuneração dos músicos e da equipe envolvida, mantendo os professores como “spalla” de seus naipes e fazendo a inclusão social de parte da “Orquestra Jovem de Uberaba” à profissionalização e ao mercado de trabalho. A Orquestra irá funcionar na Casa da Cultura e a previsão é que seja executado em 24 meses.

O Programa de Fomento a Cultura foi lançado na segunda-feira, dia 7, durante a inauguração da Casa de Cultura, da Fundação Cultural de Uberaba e do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), além da Galeria dos presidentes da Fundação Cultural e da Galeria de Artes Rachel Machado.

Atualmente a Fundação Cultural está no Casarão de Tobias Rosa, na praça Rui Barbosa, 356, enquanto a parte administrativa da autarquia ficou no Solar Caetano Borges.

 Jorn. Maria das Graças Salvador

Comunicação FCU – 09.04.2014

 


Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Uberaba - MG
(34) 3318-2031

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar