WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/03/2014 - Inauguração da Fundação Cultural de Uberaba e Casa da Cultura é adiada

Mudança na data de inauguração se deu em função da agenda do prefeito Paulo Piau, que terá de se ausentar da cidade no dia 31, 1ª e 2 de março

A inauguração da Casa de Cultura e da Fundação Cultural de Uberaba, que estava marcada para a próxima segunda-feira (31) foi transferida para o dia 7 de abril, a partir das 19h30. “Reforço o convite a toda a população, artistas, escritores e à imprensa para que se façam presentes nesta importante entrega de mais um equipamento cultural revitalizado para a Uberaba, já que no ano passado reativamos a Concha Acústica”, disse a presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra Oliveira

Ela lembra que no dia da inauguração, em 7 de abril, será lançado o Programa de Cultura, e de fomento à cultura, que são os programas estruturantes do Governo Paulo Piau acordados com a Fundação Getúlio Vargas (FVG), que incluem os projetos Escola de Arte e Cultura; Incentivo Fiscal à Cultura; Memorial do Esporte; Memorial Religiões Afro; Orquestra Sinfônica de Uberaba; Memorial Nacional de Cultura Política e Coral da Cidade. Também sessão inauguradas às galerias dos presidentes e de Artes Rachel Machado e contará com apresentação musical e artística.

“Achamos importante abrir espaço para registrar os 15 presidentes que a Fundação teve ao longo de sua história. Por isso vamos inaugurar a galeria com as fotos dos presidentes, começando com a do fundador da autarquia, Antônio Mendonça Bilharinho; José Thomaz da Silva Sobrinho; José Vandir de Oliveira; Paulo Afonso da Silveira; Maria Lúcia Cicci de Castro; Professor João Batista; Maria de Lourdes Melo Prais; Lídia Maria Ciabotti; Maria Antonieta Borges Lopes; Mario Salvador; Renato Muniz Baretto de Carvalho; Além Mar Paranhos; Luiz Gonzaga de Oliveira; Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli e Fábio José Maciotti Silva”, relata.

Também será inaugurada a Galeria de Artes Rachel Machado, que foi criada no Casarão de Tobias Rosa, para onde a Fundação está de mudança. Trata-se de uma homenagem à artista que morou na casa. A Galeria terá trabalhos de artistas expostos permanentemente.

Vale lembrar que alguns departamentos da Fundação Cultural de Uberaba estão sendo transferidos para o Casarão do Coronel Tobias Rosa, que foi inventariada em 1987, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

No local funcionará a Presidência, Vice-presidência; Seção de Patrimônio Histórico e Artístico – Conphau; o Departamento de Ações Culturais e Assuntos Afro; Assessoria Jurídica; Assessoria de Comunicação; Assessoria de Captação e Fomento e a Comissão Permanente de Licitação. Já no Palacete dos Borges, onde funciona atualmente a Fundação Cultural permanecerão os Departamentos de Administração; Financeiro; de Cotação; Recursos Humanos; Controle Interno e Arquivo.

O Casarão Tobias Rosa pertenceu ao coronel Tobias Antônio Rosa e foi construído para sua morada no início do século XX pelo artista português Manuel Marinho, radicado em Uberaba. Passou por reforma nos anos vinte, quando adquiriu a atual fachada nos padrões do ecletismo. Edificado no alinhamento da via pública, mostra fachada sóbria, de composição rigorosamente simétrica, modulada, destacando-se o corpo central com vãos tripartidos nos dois pavimentos. Os balcões, em concreto armado nas janelas do segundo pavimento, são sustentados por mísulas.

Tobias Rosa fundou nesta casa a Gazeta de Uberaba, no dia 27 de abril de 1879, que ali funcionou até 1915.  No dia 19 de março de 1939, o Dr. José Humberto Rodrigues da Cunha inaugurou na mesma residência localizada na praça Rui Barbosa o seu próprio estabelecimento hospitalar: a Casa de Saúde São José, que ali funcionou até 1954, quando se deu a inauguração do atual Hospital São José na rua Santo Antônio. No ano de 1989 a 1992, sediou a Fundação Cultural de Uberaba. Também foi sede da Secretaria Municipal de Esporte e da Secretaria de Desenvolvimento Social.

A Prefeitura de Uberaba adquiriu este sobrado no ano de 2009 com recursos do ICMS Cultural, que passa a ser a sede da Casa da Cultura/Fundação Cultural de Uberaba e do Conphau.

Jorn. Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar