WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/03/2014 - Fundação Cultural comemora Dia do Circo com espetáculo

Data é celebrada em 27 de março, data de nascimento do palhaço Piolim, e Fundação Cultural organiza atividades para aproveitar a alegria do picadeiro

Espetáculos circenses, show de artistas e oficina marcam o Dia Nacional do Circo em Uberaba. A data, celebrada em 27 de março, lembra o nascimento do palhaço Piolim, um dos mais emblemáticos palhaços brasileiros, e Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, programou atividades em homenagem às artes circenses para este sábado (29).

O Circo do Povo irá abrigar sensacional show com a Turma da Mônica, mágicas, malabares, apresentação do grupo Sambeja, da Escola municipal Santa Maria. E como a celebração é ao Dia Nacional do Circo, não pode deixar de ter a presença de nariz grande, sapatos enormes e nariz colorido para representar toda a história dos circenses, que estará representada pelo Palhaço Pernilongo.

“Ao manter a história da arte circense, a Fundação Cultural pretende levar o mundo do circo para os bairros e cultivar a imaginação, a fantasia, resgatar as brincadeiras de infância, desmistificar o medo, principalmente do palhaço. Atualmente o Circo está instalado no Jardim Copacabana, onde são realizadas oficinas e espetáculos”, afirma a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira.

Data – O Dia do Circo é dia 15 de março, porém no Brasil comemora-se em 27 de março, numa homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que nasceu no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto (SP) e comandou o circo Piolim por mais de trinta anos. Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.

Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza. Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.

Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro. Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim. Um dos maiores sonhos de Piolim era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.

Circo do Povo – Várias atividades são realizadas no Circo do Povo, que está instalado na rua Isoleta Maria Adão, esquina com a rua Itamaracá, no Jardim Copacabana. Com projetos que atendem especialmente a população do Jardim Copacabana e da região, ele tem como objetivo desvendar novos olhares, universos e concepções de imagem e som, aproximar o público do cinema, da arte como forma de expressão popular.

Todas as segundas e quartas-feiras é realizada a oficina de capoeira, às terças-feiras acontece sessões de cinema, às 19h30, e aos sábados oficinas de graffiti, artes circenses e break dancing, e, a partir das 19h dos sábados espetáculos circenses, show de artistas, duplas e show de talentos da comunidade. Participem das atividades do Circo do Povo, que está instalado no Jardim Copacabana.

 Jorn. Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar