WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/03/2014 - Casa da Cultura será inaugurada dia 31 deste mês

A Casa de Cultura/Fundação Cultural será inaugurada dia 31, quando será lançado o Programa de Cultura e inauguradas as galerias dos ex-presidentes e de Artes Rachel Machado

Alguns departamentos da Fundação Cultural de Uberaba foram transferidos nesta terça-feira (18) para o Casarão do Coronel Tobias Rosa. A atual sede da Fundação Cultural foi inventariada em 1987 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

Irão funcionar na nova sede a Presidência; a Vice-presidência; Seção de Patrimônio Histórico e Artístico – Conphau; o Departamento de Ações Culturais e Assuntos Afro; Assessoria Jurídica; Assessoria de Comunicação; Assessoria de Captação e Fomento e a Comissão Permanente de Licitação. Permanecerão no Palacete dos Borges os Departamentos de Administração; Financeiro; de Cotação; Recursos Humanos; Controle Interno e Arquivo.

A nova sede se chamará Casa da Cultura, abrigará a Fundação Cultural e o Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, e sua inauguração acontece dia 31, com o lançamento do Programa de Cultura, na sede FCU, na praça Rui Barbosa, das 19h30h às 23h. Trata-se do programa de fomento à cultura, que são os programas estruturantes do Governo Paulo Piau acordados com a Fundação Getúlio Vargas (FVG), que incluem os projetos Escola de Arte e Cultura; Incentivo Fiscal à Cultura; Memorial do Esporte; Memorial Religiões Afro; Orquestra Sinfônica de Uberaba; Memorial Nacional de Cultura Política e Coral da Cidade.

Ex-presidentes – A presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, destaca que na atual sede será inaugurada a Galeria dos 15 ex-presidentes da Fundação Cultural: Antônio Mendonça Bilharinho (fundador da Fundação Cultural); José Thomaz da Silva Sobrinho; José Vandir de Oliveira; Paulo Afonso da Silveira; Maria Lúcia Cicci de Castro; Professor João Batista; Maria de Lourdes Melo Prais; Lídia Maria Ciabotti; Maria Antonieta Borges Lopes; Mario Salvador; Renato Muniz Baretto de Carvalho; Além Mar Paranhos; Luiz Gonzaga de Oliveira; Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli e Fábio José Maciotti Silva.

Galeria de Artes – Ainda terá a inauguração da Galeria de Artes Rachel Machado. A artista Maria Rachel Furtado Machado era filha do médico Alírio Furtado e de Anita Machado e foi criada no Casarão de Tobias Rosa. Suas obras são diferenciadas e, por ser parente de Tobias, leva o nome na galeria, que terá trabalhos de artistas expostos permanentemente.

Casarão Tobias Rosa – O sobrado que compõe o conjunto da praça Rui Barbosa pertenceu ao coronel Tobias Antônio Rosa e foi construído para sua morada no início do século XX pelo artista português Manuel Marinho, radicado em Uberaba. Passou por reforma nos anos vinte, quando adquiriu a atual fachada nos padrões do ecletismo. Edificado no alinhamento da via pública, mostra fachada sóbria, de composição rigorosamente simétrica, modulada, destacando-se o corpo central com vãos tripartidos nos dois pavimentos. Os balcões, em concreto armado nas janelas do segundo pavimento, são sustentados por mísulas.

O acesso, no primeiro pavimento, é central, ocorrendo diretamente da calçada. As vergas mostram-se retas e arqueadas. As vedações, em madeira e vidro. A composição da fachada é arrematada por platibanda em recortes, ornada por apliques simétricos, em massa.

Tobias Rosa fundou nesta casa a Gazeta de Uberaba, no dia 27 de abril de 1879, que ali funcionou até 1915.  No dia 19 de março de 1939, o Dr. José Humberto Rodrigues da Cunha inaugurou na mesma residência localizada na praça Rui Barbosa o seu próprio estabelecimento hospitalar: a Casa de Saúde São José, que ali funcionou até 1954, quando se deu a inauguração do atual Hospital São José na rua Santo Antônio. No ano de 1989 a 1992, sediou a Fundação Cultural de Uberaba. A Prefeitura de Uberaba adquiriu este sobrado no ano de 2009 com recursos do ICMS Cultural, que passa a ser a sede da onde passa a ser a sede da Casa da Cultura/Fundação Cultural de Uberaba e do Conphau.   

A inauguração que estava marcada para o dia 25 de março foi transferida para o dia 31, às 19h30, com coquetel e apresentação musical.

 

Jorn. Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar