WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

14/03/2014 - Fundação Cultural recebe verba de emenda parlamentar pata o projeto Escola de Arte e Cultura

A emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União 2014 no valor de R$ 200 mil é da deputada federal Jô Moraes e será investida no projeto Escola de Arte e Cultura

A Fundação Cultural de Uberaba irá receber verba de R$ 200 mil para aplicar no projeto Escola de Arte e Cultura de Uberaba (Ecau). A verba virá através da emenda parlamentar 24.780.005, da deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG), dentro do Orçamento Geral da União 2014.

Em sua justificativa, Jô Moraes lembra que a cultura é “entendida como direito e por isso vem buscando estabelecer políticas e programas culturais que garantam o acesso à população a diferentes formas de manifestação artística. Suas diretrizes e eixos estruturantes fundamentam-se na promoção de ações afirmativas na valorização, prevenção e promoção da herança histórica e cultural do município, na intervenção intersetorial e transversalida, pela articulação da ação política governamental com a atuação dos movimentos culturais da cidade, além do fomento ao desenvolvimento socioeconômico de Uberaba, a partir do fortalecimento de seu viés turístico e cultural”.

A deputada comunicou a aprovação da emenda ao prefeito Paulo Piau e à presidente da Fundação Cultural Sumayra Oliveira afirmando estar recompensada com o resultado de sua emenda, que será aplicada na implantação, instalação e modernização de espaços e equipamentos culturais em Uberaba.

O Ecau irá oferecer, promover e realizar cursos livres e profissionalizantes, oficinas, workshops, palestras, intercâmbios, bem como oportunidades de estudo, pesquisa, trabalho, lazer, capacitação, apresentações, espetáculos, mostras, festivais, que visem à valorização da arte e da cultura de Uberaba e de sua região. Também visa à formação cidadã e inclusiva, que sejam públicos, de qualidade, nas diversas áreas, linguagens e manifestações artísticas e culturais.

A Escola de Cultura e Arte de Uberaba será o marco e a referência de uma política pública cultural que pretende reinventar, formar, qualificar e profissionalizar o segmento e a indústria cultural do município, e irá fortalecer e difundir as manifestações culturais tradicionais e valorizar os artistas, os grupos e os trabalhadores deste setor da cidade.

Vale lembrar que a Escola de Cultura e Arte é um dos projetos estruturantes do governo Paulo Piau e tem como objetivo primordial contribuir na transformação, criação e recriação das relações humanas da comunidade, além de proporcionar formação, ocupação, lazer e, ainda, profissionalização e geração de renda, e de ser o embrião, dentro da cidade, de novos profissionais, grupos artísticos e cursos, relacionados à música, à dança, às artes cênicas, circenses, visuais e audiovisuais, bem como à arte na educação, mais amplos e abrangentes do que aqueles que hoje estão disponíveis em Uberaba.

A previsão é que a Ecau esteja em funcionamento no segundo semestre deste ano, funcionando em diversos espaços, locais e bairros da cidade. Através do projeto será restaurado o Solar José Caetano Borges, para resguardá-lo e disponibilizá-lo à população uberabense, não só como um importante patrimônio histórico tombado pelo município, mas, sobretudo, para acolher e abrigar a sede definitiva da Escola de Cultura e Arte de Uberaba, com vistas ao ensino, à pesquisa, à formação, à valorização e à difusão do patrimônio material e imaterial, artístico e à produção cultural de Uberaba e de sua região.

O projeto pretende, ainda, criar e estruturar um núcleo dramatúrgico e outro cinematográfico, de caráter artístico e educativo, viabilizando a aquisição de materiais cênicos e equipamentos básicos de filmagem, de captação de som de qualidade e cursos para a formação e capacitação de operação de tais equipamentos, oferecendo uma oportunidade de profissionalização dos interessados que, por sua vez, poderão estar à disposição da comunidade, principalmente de escolas e outras instituições onde a arte e a cultura possam ser instrumentos de manifestação crítica e estética, de inclusão e de promoção de cidadania e desenvolvimento socioeconômico.


  Jornalista Maria das Graças Salvador

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar